Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou a lista dos nomes dos surfistas que vão discutir os títulos mundiais Júnior em Oceanside, na Califórnia, já em janeiro, com o período de espera do Mundial a começar a 9 e a terminar a 14.
Depois da histórica conquista de Francisca Veselko no início de 2023 em Seaside Reef, também na Califórnia, o maior destaque da lista divulgada é a ausência de surfistas portugueses no evento norte-americano.
Os surfistas lusos não conseguiram a qualificação direta via circuito Pro Júnior europeu, pelo que a única esperança residia nos 10 wildcards femininos e outros tantos masculinos que dão forma a um elenco total de 24 surfistas por género. No entanto, a WSL não contemplou competidores portugueses com wildcards.
Com cada região a apurar apenas dois surfistas por género, no lado masculino a Europa qualificou o francês Sam Piter, vigente campeão do Pro Júnior, bem como o israelita Elay Bochan. O contingente europeu fica completo com o wildcard Adur Amatriain, surfista basco já com experiência do circuito Challenger Series e que conquistou o Pro Júnior em 2021.
Quem também recebeu um wildcard foi o australiano Jarvis Earle, atual campeão mundial Júnior, que assim terá a oportunidade de defender o título conquistado.
Já o vice-campeão Levi Slawson conseguiu a qualificação direta, assim como o brasileiro Ryan Kainalo, recém-coroado campeão mundial ISA Sub-18.
Destaque ainda para a presença do havaiano Shion Crawford, que tem estado em destaque neste último trimestre, primeiro com o brilharete no Saquarema Pro (5º lugar) e depois com o triunfo no QS de Sunset Beach. O norte-americano Jett Schilling e o 'aussie' Joel Vaughan são outros dos nomes a ter em conta na luta pelo título.
No campo feminino, as vagas europeias ficaram na posse das irmãs bascas Annette e Janire Gonzalez Extabarri. Annette é a atual campeã europeia Júnior. A outra europeia em competição será a skater e surfista Sky Brown, que tem dado nas vistas no QS da Ásia recebeu um wildcard.
Num elenco bastante forte, nota para a inclusão de duas surfistas que vão ser rookies no circuito mundial de surf em 2024: as norte-americanas Alyssa Spencer e Sawyer Lindblad, esta última atual vice-campeã mundial Júnior. O surf norte-americano feminino vai a jogo com as suas pérolas, pois Zoe Benedetto e Bella Kenworthy também vão envergar a licra de competição em Oceanside.
As prodigiosas Erin Brooks e Sierra Kerr (nova campeã mundial ISA Júnior Sub-16), bem como a brasileira Sophia Medina são outras das cabeças de cartaz.
Qualificadas femininas
Louis Lepront (RSA)
Anastasia Venter (RSA)
Kana Nakashio (JPN)
Cocona Kawase (JPN)
Sierra Kerr (AUS)
Keira Buckpitt (AUS)
Annette Gonzalez Etxabarri (EUK)
Janire Gonzalez Etxabarri (EUK)
Nora Liotta (HAW)
Erin Brooks (CAN)
Isabelle Nalu (BRA)
Kalea Gervasi (PER)
Talia Swindal (USA)
Sawyer Lindblad (USA)
Wildcards femininas
Alyssa Spencer (USA)
Sophia Medina (BRA)
Ellie Harrison (AUS)
Bella Kenworthy (USA)
Zoe Benedetto (USA)
Zahli Kelly (AUS)
Sol Aguirre (PER)
Sky Brown (GBR)
Nanaho Tsuzuki (JPN)
Laura Raupp (BRA)
Qualificados masculinos
Mitch Du Preez (RSA)
Luc Le Pront (RSA)
Monnojo Yahagi (JPN)
Yuma Nagasawa (JPN)
Harley Walters (AUS)
Luke Brumby (AUS)
Sam Piter (FRA)
Elay Bochan (ISR)
Shion Crawford (HAW)
Jackson Bunch (HAW)
Ryan Kainalo (BRA)
Heitor Mueller (BRA)
Reed Platenius (CAN)
Levi Slawson (USA)
Wildcards masculinos
Jarvis Earle (AUS)
Jett Schilling (USA)
Joel Vaughan (AUS)
Luke Thompson (RSA)
Leo Casal (BRA)
Taj Lindblad (USA)
Brodi Sale (HAW)
Tenshi Iwami (JPN)
Adur Amatriain (EUK)
Marlon Harrison (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram