Neste período do Natal, a comunidade do surf internacional está de luto com a perda de uma figura pioneira na indústria. Aos 67 anos de idade, faleceu Ricky Gath.
Um nome que para muitos poderá dizer pouco ou nada, mas a verdade é que trata-se do criador dos capacetes para o surf, que aqui e acolá é utilizado por surfistas em campeonatos, nomeadamente aqueles que ocorrem em ondas de consequência, como Pipeline ou Teahupoo.
Por exemplo, após o acidente que quase lhe roubou a vida em Pipe, Owen Wright tornou-se num dos 'embaixadores' do uso deste equipamento de segurança em ondas pesadas, como forma de proteção face a potenciais lesões na cabeça.
No passado dia 12 de dezembro, Ricky deixou-nos após 20 meses de luta contra um cancro. A notícia do seu desaparecimento foi avançada pela sua própria marca, a Gath Sports, através de uma publicação na rede social Instagram.
Nascido em 1956 na Austrália, Ricky Gath foi um surfista criado em Margaret River, na West Oz. Vencedor de campeonatos a nível regional, Gath teve a ideia de conceber um capacete para o surf.
Isto porque na sequência das surfadas ficava com dores nos ouvidos devido à água fria e ao vento. Para além disso, também chegou a magoar a cabeça enquanto praticava a modalidade e um dos seus filhos foi atingido por uma quilha na cabeça quando aprendia a surfar.
Da necessidade de proteção, Ricky Gath criou um equipamento de segurança que possuía igualmente uma viseira para proteger do sol.
Em 1989, a sua conceção foi utilizada pela primeira vez em competição, no Margaret River Pro. A 'cobaia' foi o australiano Dave Macaulay que venceu o evento. Um ano mais tarde, o também 'aussie' Gary Elkerton sagrou-se Pipe Masters também utilizando um 'Gath'.
O capacete e respetivo uso ganhou popularidade, estendendo-se a sua utilização a outros desportos aquáticos, como o caso do bodyboard, windsurf, entre outros. "Valeu a pena porque salvou muita gente de lesões graves e inclusive da morte", afirmou em tempos o malogrado Ricky Gath.
Ricky deixa mulher, dois filhos e dois netos. O funeral decorreu na passada quinta-feira, tendo sido igualmente realizado um paddle out.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram