Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou o calendário do circuito Challenger Series para a temporada de 2024, nesta que é a competição que decide as últimas 15 vagas (10 homens + 5 mulheres) de acesso ao circuito mundial de surf de 2025.
Pelo segundo ano consecutivo, o calendário apresentado pela WSL é composto por meia dúzia de etapas e em termos de destinos não apresenta qualquer novidade face à temporada transata, na qual o norte-americano Cole Houshmand e a australiana India Robinson sagraram-se campeões.
Desta forma, a Ericeira marca novamente presença no roteiro. O evento luso, mais uma vez o único a disputar na Europa, será o quinto e penúltimo da temporada. Tem o período de espera de 29 de setembro a 6 de outubro, voltando a assumir um papel preponderante na definição de quem vai ou não subir à divisão máxima do surf mundial.
Com a WSL a apostar na continuidade ao nível do calendário, salta naturalmente à vista nova ausência do Havai, que até 2022 recebia a última etapa do ano, com o tradicional evento de Haleiwa.
Em 2024, o circuito vai iniciar, como habitualmente, na Austrália, logo após o cut do CT, com as etapas de Snapper Rocks e Narrabeen. Depois, segue-se no início de julho a passagem por Ballito, na África do Sul.
A segunda metade do ano começa com a visita à icónica Huntington Beach, nos Estados Unidos da América. Após pausa de quase dois meses, a Challenger Series versão 2024 ruma à Ericeira. Poucos dias depois da conclusão da etapa lusa, o país irmão volta a ser o palco de todas as decisões, com o fecho do ano no emblemático Maracanã do Surf, em Saquarema.
Para as contas finais, a WSL informa que voltam a contar os quatro melhores resultados dos surfistas ao longo do ano. Cada etapa terá 80 homens e 48 mulheres em ação.
Os surfistas que consigam superar o cut no CT e que, consequentemente, terão entrada garantida na elite mundial do ano seguinte não vão ter entrada nas etapas deste circuito secundário. Contudo, caso queiram participar poderão pedir wildcards de etapas para fazê-lo.
Composição das vagas para Challenger Series 2024
- 12 homens e 7 mulheres que saiam do CT após o cut do meio da temporada;
- 10 homens e 5 mulheres do ranking das Challenger Series do ano anterior;
- 3 homens e 2 mulheres que não se tenham requalificado para o CT e para a Challenger Series;
- Os 2 campeões mundiais juniores;
- 5 wildcards masculinos e 3 wildcards femininos;
- 49 homens e 30 mulheres oriundos dos circuitos regionais (Austrália/Oceânia, Ásia, África, Europa, Havai/Taiti, América do Norte e América do Sul)
"Estamos com três anos do formato Challenger Series e é bom ver este circuito a construir e solidificar o seu lugar no quadro de competições. Desde 2021 que 48 surfistas já garantiram lugar no CT através das suas performances na Challenger Series. Em 2024 mais 15 competidores vão juntar-se a esse lote", afirmou Jessi Miley-Dyer, responsável máxima de competição da WSL.
Calendário Challenger Series 2024:
Snapper Rocks, Gold Coast (Queensland, Austrália): 27 de abril a 4 de maio;
North Narrabeen, Sydney (Nova Gales do Sul, Austrália): 9 a 16 de maio;
Ballito (KwaZulu-Natal, África do Sul): 1 a 8 de julho;
Huntington Beach (Califórnia, EUA): 3 a 11 de agosto;
Ericeira (Portugal): 29 de setembro a 6 de outubro;
Saquarema (Brasil): 12 a 20 de outubro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram