A notícia é avançada pelo famoso e sempre bem-informado site australiano 'Stab'. Carissa Moore não deverá fazer na totalidade a temporada de 2024 do circuito mundial de surf.
De acordo com informação divulgada à 'Stab' por parte de elementos ligados ao núcleo duro de Riss, a cinco vezes campeã mundial de surf apenas irá envergar a licra de competição nas duas primeiras etapas do ano, a perna havaiana, composta pelos eventos de Pipeline e Sunset Beach.
Nos últimos dias, muito tem sido escrito sobre os motivos que podem vir a estar por detrás desta decisão, caso venha a ser consumada.
Desde logo, o facto da surfista de 31 anos querer estar totalmente focada na preparação dos Jogos Olímpicos de Paris'2024 para defender o ouro conquistado em Tóquio, onde em 2021 tornou-se na primeira campeã olímpica de surf da história.
Por outro lado, afirma-se que as duas derrotas consecutivas na finalíssima de Trestles podem ter provocado um excessivo desgaste emocional em Carissa Moore, o que pode estar na origem deste hipotético afastamento do CT. Juntando a isto o facto da finalíssima de 2024 ter como palco a famosa onda de performance californiana.
Nas três últimas temporadas, a competidora havaiana terminou sempre a temporada regular no topo do ranking, o que no formato antigo do CT daria direito à conquista dos respetivos títulos mundiais e deixar Moore com sete coroas.
Só que o desporto e a vida não são feitos de 'ses'. Assim, com o formato de finalíssima implementado, Carissa apenas levou a melhor na decisão de Trestles em 2021. Depois, seguiram-se duas dolorosas derrotas face à australiana Stephanie Gilmore (2022) e à norte-americana Caroline Marks (2023). Sempre com a licra amarela vestida.
Recorde-se que em 2019, Carissa Moore anunciou após a conquista do quarto título mundial da carreira que iria tomar um ano sabático, apenas competindo nas Olimpíadas. A chegada da pandemia tudo mudou, pois com o cancelamento do CT o ano de 2020 foi sabático para Moore e as restantes tops mundiais, que pouco ou nada competiram.
Agora, a situação poderá ser diferente, mas para já tudo não passa de especulação do defeso, pelo que só nos resta esperar por novos desenvolvimentos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram