Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) apresentou esta terça-feira os resultados globais da campanha ambiental WSL One Ocean durante o ano de 2023.
Trata-se de uma iniciativa que foi lançada há dois anos com o objetivo de criar impacto ambiental nas várias das paragens do circuito mundial de surf. Com o cunho da WSL Pure, o programa tem impactado milhares de crianças e reduzido de forma considerável a pegada ambiental dos melhores surfistas do mundo.
Em 2023, algumas das iniciativas mais impactantes passaram pela retirada de plástico dos rios em El Salvador, o cultivo de um viveiro de corais no Taiti e a restauração de ecossistemas de algas em Portugal.
Este ano, a campanha WSL One Ocean estabeleceu parcerias com as comunidades locais, indígenas e trabalhou com mais de 100 organizações ambientais ao longo do CT, tendo sido levadas a cabo 16 projetos locais com respetivas ativações. Projetos esses com o intuito de proteger o oceano e o ecossistema.
No que toca a números, houve 45,374 hectares de terras protegidas e restauradas, incluindo a proteção de ecossistemas do surf no Havai, Austrália e Brasil. A isto juntaram-se os projetos a longo prazo de reflorestação no Uruguai.
Simultaneamente, 100,000 corais foram plantados através da associação com a entidade Coral Gardeners, enquanto duas toneladas de plástico foram retiradas dos rios graças à ação de projetos na América Latina.
A WSL informa ainda que um total de 1635 voluntários estiveram envolvidos em todas as ativações da campanha WSL One Ocean. Por outro lado, 3041 jovens receberam formação em gestão e educação cultural.
No texto divulgado, pode ainda ler-se que a iniciativa WSL One Ocean foi distinguida com seis prémios no domínio da sustentabilidade no desporto, no qual incluem-se o 'Leaders in Sport Sustainability Category Award' e o 'Green Sports Alliance Waste Champion Award'.
"Como reflexo dos nossos feitos, continuamos firmes no nosso compromisso de que a sustentabilidade não é apenas um objetivo, mas sim uma forma de vida. Juntos, podemos criar um impacto positivo que vai muito além da linha de costa", afirma Emily Hofer, responsável da WSL.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram