Na passada sexta-feira, a Ericeira recebeu a 14ª edição do Portugal Surf Awards, evento que mais uma vez serviu de encerramento da temporada competitiva do surf nacional.
Numa noite de gala, os melhores surfistas portugueses durante o ano foram distinguidos em várias categorias, com destaque para a coroação dos novos campeões nacionais de surf: Joaquim Chaves e Francisca Veselko.
Esta foi a primeira vez que Joaquim arrecadou o título nacional Open, enquanto que Kika conquistou o segundo título da carreira, depois da estreia em 2021.
A atual campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) também levou para casa o prémio da Allianz Triple Crown e da melhor onda feminina do ano. Já o vice-campeão nacional Guilherme Ribeiro foi o vencedor da Allianz Triple Crown e da melhor onda do ano no setor masculino.
Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko estiveram em destaque nesta noite, tendo levado para casa o maior número de troféus. O surfista da Caparica conquistou o prémio da Allianz Triple Crown, Melhor Onda e Surfer’s Surfer. Já Kika Veselko, além do troféu de campeã nacional, foi, igualmente, distinguida com o prémio da Allianz Triple Crown e Melhor Onda Feminina.
Por sua vez, Joaquim Chaves assegurou dois prémios, o de vencedor da Liga MEO Surf e de 'Maior Evolução do Ano', após votação dos parceiros de media da Liga MEO Surf, a competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Nas restantes categorias, destaque para a eleição de Peniche como a melhor etapa pelo terceiro ano consecutivo, num prémio que foi decido por voto dos próprios surfistas. Os mesmos surfistas elegeram Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis para vencedores do troféu 'Surfers’ Surfer'.
Menção ainda para a distinção de 'Clube do Ano', que ficou na posse do CRCQL Lombos Praia, decisão inerente à performance dos seus associados. Quanto ao galardão 'ANS Share' foi entregue à Onda Pura, enquanto o prémio 'Carreira' foi conquistado pela ONFIRE Surf Mag.
Frederico Morais, que no passado mês de outubro assegurou a requalificação para o CT, levou para casa o prémio 'Personalidade do Ano'.
Liga MEO Surf 2023:
– Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Francisca Veselko
– Vencedores da Allianz Triple Crown: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
– Maior evolução do ano: Joaquim Chaves
– Melhor onda: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
– Juniores do ano: Francisco Ordonhas e Maria Salgado
– Surfers’ Surfer: Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis
– Melhor Evento: Bom Petisco Peniche Pro
– Clube do ano: CRCQL - Lombos Praia
Outras Distinções:
– Campeões nacionais Pro Júnior: Martim Nunes e Gabriela Dinis
– Personalidade do Ano 2023: Frederico Morais
– Prémio Carreira 2023: ONFIRE Surf Mag
– Prémio ANS Share: Onda Pura
– Prémio Pedro Lima Fair Play: Luís Perloiro
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram