Pelo segundo inverno consecutivo, teremos ação a dobrar em Pipeline, a onda rainha do surf mundial. Para além da etapa que terá honras de abrir o circuito mundial de surf de 2024, haverá ainda lugar à realização da segunda edição do Vans Pipe Masters.
Este é um evento especial e em formato invitational, que vai juntar alguns dos melhores surfistas e free surfers do mundo na mundialmente famosa onda localizada no North Shore da ilha havaiana de Oahu.
Com a famosa janela de espera que vai de 8 a 20 de dezembro, que no passado estava destinada à etapa final do CT que anualmente coroava os campeões mundiais de surf, este promete ser um evento bem concorrido.
Em competição vão estar novamente seis dezenas de surfistas, 40 homens e 20 mulheres, sendo que o prize money (100 mil dólares) será igual para ambos os géneros.
Neste momento ainda não é conhecida toda a lista de surfistas convidados, mas de acordo com a informação adiantada no sítio oficial de internet da prova, nomes como John John Florence, Nathan Florence, Bruno Santos, Mikey February, Barron Mamiya, Sierra Kerr, Coco Ho e Moana Jones Wong vão integrar o elenco.
Quanto ao formato, mantém-se a fórmula utilizada na edição inaugural. Todos os surfistas terão direito a disputar três baterias, com o somatório das três melhores ondas a servir para definir os quatro finalistas masculinos e femininos.
Na edição inaugural, disputada em dezembro de 2022, o havaiano Balaram Stack e a australiana Molly Picklum foram os vencedores. Nic von Rupp foi o único surfista português convidado, tendo fechado o evento no 29º posto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram