No mesmo dia em que foram anunciadas as equipas que vão competir no Tudor Nazaré Big Wave Challenge, a World Surf League (WSL) deu a conhecer os big riders convidados para o Tudor Jaws Big Wave Challenge, prova de remada a realizar na temida onda de Jaws, na ilha havaiana de Maui.
O período de espera começa na próxima sexta-feira, dia 10 de novembro, prolongando-se até ao dia 31 de março de 2024. Sem ir para a água desde 2019, o Jaws Big Wave Challenge conta este ano com um novo main sponsor, no caso a marca de relógios suíça Tudor, que já vinha a patrocinar a prova de tow-in da Nazaré.
O surf português vai estar representando no aguardado evento havaiano por intermédio de Nic von Rupp, que mais uma vez foi o único big rider luso a ser brindado com um convite.
O semi-finalista do Jaws Big Wave Challenge de 2019 é um dos 24 surfistas convidados no setor masculino, fazendo parte de um restrito lote que vai competir em Jaws e na Nazaré.
Nicolau será um dos três big riders europeus em prova, juntando-se ao italiano Francesco Porcella e ao britânico Tom Lowe.
Na lista de convidados divulgada pela WSL, pontificam igualmente nomes como os havaianos Billy Kemper (vencedor em 2019), Makua Rothman, Kai Lenny e Nathan Florence, o norte-americano Greg Long, o sul-africano Grant Baker ou o brasileiro Lucas Chumbo, vários deles com inúmeros títulos mundiais de ondas grandes no currículo.
Além dos 24 convidados masculinos, a prova irá contar também com 12 convidadas femininas, onde se incluem os nomes das havaianas Paige Alms (vencedora em 2019) e Keala Kennelly, das australianas Laura Enever e Felicity Palmateer ou da francesa Justine Dupont.
Em termos de formato, este mantém-se idêntico aos anos anteriores. Na prova masculina, a ação inicia-se com quatro heats (45 minutos de duração) de seis surfistas, com os três melhores de cada bateria a avançarem para a fase seguinte, assim sucessivamente até à final, que será a seis surfistas.
Na prova feminina tudo será igual, mas começando logo nas meias-finais. Destaque igualmente para a introdução do sistema de prioridade, que foi solicitado pelos big riders, de modo a meter ordem e maior segurança no lineup de Jaws. Esta será a primeira vez que um evento de ondas grandes contará com 'prioridades'.
Em termos de pontuação, serão somadas as duas melhores ondas de cada surfista nas baterias. A melhor das duas ondas irá ser contada a dobrar.
A partir de sexta-feira, a organização irá monitorizar de perto todos os swells que vão entrar em Jaws, dando o alerta amarelo para o potencial início da prova com 72 horas de antecedência, caso as condições se alinhem de acordo com os padrões de exigência (mínimo 25 pés).
Esse período irá permitir que os atletas consigam viajar para o Havai a tempo da prova e de ter toda a logística a postos. Caso se confirmem as condições, o alerta verde será dado com 24 horas de antecedência.
Convidados masculinos:
1 - Billy Kemper (HAW)
2 - Ian Walsh (HAW)
3 - Nathan Florence (HAW)
4 - Kai Lenny (HAW)
5 - Makuakai Rothman (HAW)
6 - Lucas Chianca (BRA)
7 - Russell Bierke (AUS)
8 - Nic von Rupp (PRT)
9 - Eli Olson (HAW)
10 - Torrey Meister (HAW)
11 - Koa Rothman (HAW)
12 - Nic Lamb (USA)
13 - Grant Baker (RSA)
14 - Jamie Mitchell (AUS)
15 - Albee Layer (HAW)
16 - Tyler Larronde (HAW)
17 - Jojo Roper (USA)
18 - Ty Simpson-Kane (HAW)
19 - Matthew Bromley (RSA)
20 - Francisco Porcella (ITA)
21 - Trevor Carlson (HAW)
22- Tom Lowe (GBR)
23 - Aaron Gold (HAW)
24 - Greg Long (USA)
Convidadas femininas:
1 - Paige Alms (HAW)
2 - Felicity Palmateer (AUS)
3 - Annie Reickert (HAW)
4 - Keala Kennelly (HAW)
5 - Emily Erickson (HAW)
6 - Michaela Fregonese (BRA)
7 - Bianca Valenti (USA)
8 - Skylar Lickle (HAW)
9 - Justine Dupont (FRA)
10 - Raquel Heckert (BRA)
11 - Laura Enever (AUS)
12 - Izzi Gomez (COL)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram