Terminou na passada quarta-feira o Circuito Banco do Brasil de Surf - Praia da Grama, etapa correspondente ao QS da América do Sul 2023/2024, que apura os surfistas desta região do globo que vão disputar a Challenger Series no próximo ano.
Este foi um evento histórico, pois tratou-se do primeiro campeonato da World Surf League (WSL) na América Latina a ser disputado numa piscina de ondas artificiais.
A mediática estrutura erguida em Itupeva, no estado de São Paulo, acolheu um evento que contou com a presença de 48 homens e 24 mulheres.
No final, os triunfos couberam a dois surfistas originários do país irmão e de diferentes gerações: Miguel Pupo e Sophia Medina.
Numa prova para a qual esteve quase a desistir à última hora, valeu a influência de Adriano de Souza, o mais velho dos Pupo assegurou a primeira vitória desde que regressou à competição após um longo período lesionado, que levou a falhar praticamente todo o CT 2023.
Na final, onde cada competidor surfou três ondas para a direita e outras tantas para a esquerda, Miguel Pupo levou a melhor sobre Deivid Silva, neste que foi um duelo entre os dois únicos tops mundiais presentes no evento brasileiro.
O embate foi bastante equilibrado e marcado por robustas pontuações combinadas. Pupo superiorizou-se com o score combinado de 16,67 pts face aos 16,40 pts somados por DVD, que anotou a melhor onda da final (9,23 pts). Na prova masculina nota ainda para o quinto lugar obtido pelo antigo campeão mundial Adriano de Souza, que voltou a sair da reforma por momentos. 'Mineirinho' foi derrotado por Deivid Silva nos quartos-de-final.
Na prova feminina, tivemos a irmã de Gabriel Medina a fazer a festa. Num confronto entre duas jovens promessas do surf feminino brasileiro, Sophia Medina levou a melhor sobre Tainá Hinckel. À semelhança do que sucedeu na final masculina, a finalista vencida também fez a melhor onda (9,00 pts), mas tal veio a revelar-se insuficiente. Sophia averbou 15,97 pts contra os 15,70 pts da compatriota, vingando assim a final perdida no Saquarema Surf Festival, disputado no passado mês de abril.
O vice-campeonato na Praia da Grama não foi amargo de todo para Tainá Hinckel, pois permitiu sagrar-se campeã do Circuito Banco do Brasil de Surf 2023, composto por cinco etapas neste QS sul-americano. Nos homens, o campeão foi Ian Gouveia, que neste evento não foi além do nono lugar. Ian e Tainá são igualmente os líderes dos rankings do QS, que prolonga-se até março de 2024.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram