O quarto dia de competição do Saquarema Pro, sexta e última etapa do circuito Challenger Series versão 2023, tem apenas o setor feminino em ação nas águas Praia de Itaúna, com a realização dos oitavos-de-final, já em formato 'woman-on-woman'.
Desta forma, Kika Veselko, a única surfista portuguesa a atingir esta fase, vestiu a licra de competição no famoso 'Maracanã do Surf'. Pela segunda vez consecutiva, a campeã nacional Open em 2021 conseguiu meter-se nos quartos-de-final de uma etapa da Challenger Series, igualando assim o seu melhor resultado neste circuito de qualificação para o CT.
Num duelo entre surfistas que sabem o que é ser campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL), a atual detentora do cetro bateu a francesa Vahine Fierro, campeã do mundo em 2017, numa bateria bem disputada e emocionante.
Com um início forte, no qual fez logo uma onda de 7,00 pts, Veselko liderou grande parte da bateria, que teve a duração de 30 minutos. Porém, Vahine respondeu e conseguiu dar a volta à situação já dentro dos derradeiros cinco minutos. Sem baixar os braços, Kika ainda teve tempo para anotar uma onda de 7,03 pts, que permitiu recuperar em definitivo o comando.
A surfista de 20 anos conseguiu o score combinado de 14,03 pts face aos 13,57 pts somados por Fierro. Um triunfo saboroso para Kika Veselko e que vingou a derrota sofrida diante desta mesma adversária nos oitavos-de-final do Gold Coast Pro, a etapa inaugural da Challenger Series de 2023. Para Vahine Fierro, esta eliminação significa o fim das esperanças de qualificação para o CT do próximo ano. À semelhança do que sucedeu nos dois últimos anos, a goofy francesa voltou a estar perto, mas ainda não é desta que consegue o passaporte para o 'Dream Tour'.
"Estou super contente por ter passado este heat. Estão altas ondas. Agora vamos para a próxima. É o último evento do ano. Não há pressão. É só divertir-me. Estou pronta para os próximos heats", disse Kika em português aos microfones da World Surf League (WSL).
Nessa mesma entrevista pós-bateria, a jovem competidora lusa falou igualmente sobre a requalificação de Frederico Morais para o circuito mundial de surf, que foi consumada na véspera. "Foi um dia super importante e especial para Portugal. Estou muito grata por ter assistido ao vivo e ter apoiado de perto."
Nos quartos-de-final do Saquarema Pro, Francisca Veselko vai surfar logo na bateria inaugural. A adversária é a norte-americana Kirra Pinkerton, que esteve em destaque nos 'oitavos' ao eliminar a australiana Sally Fitzgibbons, já requalificada para o CT. Tanto para Kika como para Kirra, está em jogo a primeira aparição numa meia-final de uma etapa da Challenger Series.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram