Esta quarta-feira, arrancou o Pro Santa Cruz, aquela que é a quinta etapa do QS regional europeu de 2023/2024 para o setor masculino.
Com o mar da Praia do Norte a proporcionar boas ondas, um total de 21 baterias foram realizadas nesta jornada inaugural no Oeste.
Entre a armada lusa, que tem 20 surfistas em competição, o maior destaque vai para as performances de Henrique Pyrrait e Matias Canhoto, que conseguiram ultrapassar duas rondas. Isto num dia em que dos oito competidores portugueses que vestiram a licra apenas três conseguiram assegurar a continuidade em prova. O outro resistente foi Guilherme Fonseca.
Na ronda inaugural, que teve apenas uma bateria na água, Eduardo Fernandes venceu o seu compromisso e carimbou o passaporte para a fase seguinte. Aí, teve menos sorte ao não evitar a eliminação, o mesmo sucedendo com Martim Fortes, Martim Carrasco e Sidney Guimarães. Por sua vez, Henrique Pyrrait e Matias Canhoto, de apenas 15 anos, seguiram para a ronda 3.
Ronda 3 essa que preencheu o restante do dia e na qual já foram disputadas 12 das 16 baterias em agenda. Nos heats realizados, Guilherme Fonseca e Henrique Pyrrait triunfaram e almejaram a qualificação para a ronda 4, onde também já está Matias Canhoto. Ao invés, José Ribeiro e Francisco Mittermayer foram eliminados nesta fase.
Nesta terceira ronda, João Roque Pinho, Daniel Nóbrega, Gabriel Ribeiro e Francisco Ordonhas aguardam ainda pela estreia, que apenas acontecerá esta quinta-feira. Este quarteto tentará o apuramento para a ronda 4, na qual entram em ação os tops seeds.
No que toca à armada lusa, os tops seeds são Luís Perloiro, Guilherme Ribeiro, Martim Nunes, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Joaquim Chaves e Frederico Morais , vencedor do evento em 2019. A este lote, já se juntaram os mencionados Henrique Pyrrait e Matias Canhoto.
Nota ainda para Michel Bourez, que foi outro dos surfistas em destaque nesta jornada, tendo igualmente ultrapassado duas rondas, estando na ronda 4. Porém, a maior notícia em torno do antigo top mundial é o facto de ter admitido aos microfones da World Surf League (WSL), na sequência da vitória no último heat do dia, que o Pro Santa Cruz poderá ser a última prova da sua carreira. Isto numa altura em que Michel continua a sonhar com a presença nos Jogos Olímpicos de Paris'2024, com a prova de surf a ter lugar no seu Taiti.
Esta quinta-feira, disputa-se o segundo dia de prova deste QS3000, com a chamada a estar marcada para as 9h00 (hora de Portugal continental).
Resumo dia 1 Pro Santa Cruz
WSL
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram