O surfista de 18 anos ultrapassou três baterias no primeiro dia do Junior Pro La Torche.
Foi com uma verdadeira maratona de surf que arrancou o Junior Pro La Torche, segunda etapa do circuito Pro Júnior europeu versão 2023.
Com recurso a dois palanques distintos, cinco dezenas de baterias foram colocadas na água no Point de La Torche, na região francesa da Bretanha.
O facto das previsões em termos de mar apontarem para ondas fracas nos próximos dias, o período de espera termina domingo, a organização decidiu aproveitar ao máximo este dia inaugural.
No que toca à armada lusa presente em La Torche, tivemos 24 dos 28 surfistas em ação. Apenas Gabriela Dinis e Maria Salgado do lado feminino e Francisco Mittermayer e Matias Canhoto no campo masculino é que não vestiram a licra de competição.
Entre os portugueses, o grande destaque da jornada vai para Tiago Stock. O surfista de 18 anos superou três rondas, tendo vencido todas as baterias disputadas, estando por isso já na ronda 4. Joaquim Chaves, Martim Nunes e Francisco Ordonhas são os outros surfistas portugueses que já carimbaram passaporte para essa fase.
Por sua vez, Joaquim Trindade e Martim Fortes despediram-se do evento gaulês na ronda 3, aquela que marca a estreia dos tops seeds, enquanto Afonso Pinto, Jaime Veselko e os já mencionados Francisco Mittermayer e Matias Canhoto aguardam pela entrada em cena.
Antes, na ronda 1, tivemos os apuramentos de Mário Leopoldo, Joaquim Trindade, Tiago Guerra, Tiago Stock, Jaime Veselko e Salvador Vala para a ronda 2. Em sentido inverso, Bruno Amado, Diogo Bravo, Guilherme Costa e Zé Champalimaud ficaram pelo caminho.
Depois, na ronda 2, Joaquim Trindade, Tiago Stock, Afonso Pinto e Jaime Veselko avançaram para a fase seguinte. Já Mário Leopoldo, Salvador Costa, Tiago Guerra, Francisco Queimado, João Roque Pinho e Salvador Vala encerraram a passagem por La Torche.
Pelo meio, tivemos a prova feminina na água, com Lua Escudeiro e as vitoriosas Maria Dias e Teresa Pereira a juntarem-se a Gabriela Dinis e Maria Salgado na ronda 2. A bicampeã nacional Sub-16, Constância Simões, Erica Máximo e Carlota Chaveiro foram eliminadas.
Para esta quinta-feira, a chamada em La Torche está marcada para as 9h00, hora de Portugal continental.