O passado domingo marcou a conclusão do Nias Pro 2023, evento indonésio com estatuto QS5000. A prova pertencente ao QS regional da Austrália/Oceânia e Ásia coroou o indonésio Rio Waida e a australiana Philippa Anderson como vencedores.
Em pleno defeso, depois de uma temporada em que foi estreante no circuito mundial de surf e assegurou a continuidade no mesmo para 2024, Rio Waida foi 'rodar' até Nias, sendo a figura de proa do evento disputado no seu país.
Sempre assinando notas na casa de excelência e com scores combinados bem robustos durante o dia das finais, Waida começou por derrotar o japonês Riaru Ito nos quartos-de-final, seguindo-se a vitória sobre o australiano Oscar Berry nas meias-finais. Bateria em que Rio somou 19,00 pts em 20 possíveis.
Na final, o surfista de 23 anos suplantou o australiano Tully Wylie, com a pontuação de 18,37 pts face aos 14,23 pts registados pelo oponente.
Do lado feminino, Philippa Anderson vingou o desaire 'aussie' no campo masculino. Pippa entrou com tudo no dia final ao fazer um tubo de nota 10 no duelo com a compatriota Ellie Harrison, referente aos quartos-de-final. Depois, nas meias-finais, Anderson derrotou a também australiana Freya Prumm.
Na bateria de todas as decisões, a surfista de 31 anos levou a melhor sobre a amiga e ex-top mundial Paige Hareb, que havia vencido este QS em 2022. A surfista australiana entrou forte e construiu o score combinado de 15,33 pts contra os 7,93 pts da competidora neozelandesa. Paige, que vai estar nos Jogos Olímpicos de Paris'2024, nunca se encontrou com o mar durante os 35 minutos de duração da final disputada nas ondas de Lagundri Bay.
Este foi o primeiro triunfo de Philippa Anderson num QS desde 2019 e permitiu ascender ao comando do ranking do QS regional da Austrália/Oceânia. Já na prova destinada à categoria Júnior, houve domínio absoluto japonês. Os triunfos sorriram a Monnojo Yahagi e Cocona Kawase.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram