Os melhores surfistas europeus estão de volta a Portugal! Esta quarta-feira, arranca o Pro Santa Cruz, aquela que é a quinta etapa do QS regional europeu de 2023/2024 para o setor masculino. Tradicionalmente disputada na primavera, desta feita a prova lusa foi transferida para o verão.
Neste evento com estatuto QS3000, cujo período de espera é de 6 a 10 de setembro, teremos um total de 20 surfistas portugueses em ação nas ondas da Praia do Norte, entre os mais de 110 competidores inscritos.
A menos de 24 horas do início do campeonato, a primeira chamada está marcada para as 8h00 (hora de Portugal continental) de amanhã, o quadro de heats foi finalmente revelado pela World Surf League (WSL).
Entre a armada lusa, teremos Martim Carrasco e Eduardo Fernandes logo em ação na ronda 1. Para a ronda 2, entraram diretamente Henrique Pyrrait, Matias Canhoto, Sidney Guimarães e Martim Fortes.
Já na ronda 3 será a vez da estreia de José Ribeiro, Guilherme Fonseca, Francisco Mittermayer, João Roque Pinho, Daniel Nóbrega, Francisco Ordonhas e Gabriel Ribeiro.
A ronda 4 ficará marcada pela entrada em cena dos tops seeds. Aí, encontramos Luís Perloiro, Guilherme Ribeiro, Martim Nunes, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Joaquim Chaves (melhor português no ranking em 11º) e Frederico Morais, vencedor do evento em 2019.
Com as baterias apontadas ao circuito Challenger Series, onde neste momento está em posição de qualificação para o CT de 2024, Kikas confidenciou esta terça-feira, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que esta presença "passa um bocado por um treino. É um sítio que adoro. Já ganhei aqui, pelo que voltar faz sempre muito sentido. Não conseguia deixar passar este evento em branco".
Na conferência de imprensa, realizada no Noah Surf House, esteve igualmente presente Martim Nunes. Para o jovem surfista, este é um regresso a Santa Cruz, onde há pouco mais de um mês sagrou-se bicampeão nacional Sub-20.
"É uma boa praia, tenho boas memórias de Santa Cruz, e estou muito ansioso por competir aqui novamente. Há sempre um nervosismo quando surfamos com os melhores da Europa, pois queremos ser como eles um dia. É incrível para a nossa geração poder surfar com eles. Surfar ao lado do Kikas, que sempre foi um dos meus ídolos, é incrível. É alguém que puxa sempre por nós e estou muito ansioso", confidenciou Martim.
Por sua vez, Francisco Spínola, diretor-geral da World Surf League para a Europa, África e Médio Oriente, falou sobre a mudança de data do Pro Santa Cruz.
"Santa Cruz, em termos de consistência é capaz de ser um dos melhores sítios do mundo para surfar. Temos ondas o ano inteiro. Para nós, organizadores de campeonato, dá-nos uma flexibilidade brutal, porque o calendário pode ser alterado quando é necessário”, explicou.
“Ser nesta altura faz também sentido por termos uma prova da Challenger Series imediatamente a seguir, o que permite que muitos destes surfistas possam vir mais cedo. Além disso, teremos também esta semana a finalíssima de Trestles, o que dá mais visibilidade porque será uma altura de grande audiência nas nossas plataformas”, finalizou o responsável.
Está assim tudo a postos para o início do Pro Santa Cruz, que terá um novo vencedor face ao verificado em 2022, pois o brasileiro Lucas Silveira é ausência.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram