De 2 a 5 de outubro, Portugal vai receber pela primeira vez a Global Wave Conference (GWC), que já vai para a sua sétima edição.
Realizada apenas de dois em dois anos, a GWC é um evento internacional que reúne algumas das principais organizações não-governamentais (ONG’s) de ambiente do mundo, académicos, oceanógrafos, ambientalistas, ativistas, surfistas, políticos, a indústria do surf e as comunidades costeiras.
O principal objetivo desta conferência é a valorização da proteção dos locais de surf únicos e insubstituíveis em todo o mundo. No entanto, o evento abrange atualmente uma gama mais ampla de temas, como as alterações climáticas, a conservação marinha, a saúde e a sustentabilidade, ligados ao património natural costeiro e à indústria do surf.
Pela primeira vez é introduzido espaço de debate para a arte, onde se procura valorizar a transformação social conseguida através da dedicação e empenho de artistas das mais variadas áreas.
Como membros fundadores, a GWC conta com ONG’s como a Surfrider Foundation, Surfrider Foundation Europe, Save The Waves, Wild Coast e Surfers Against Sewage, sendo esta sétima edição uma organização da Surfrider Foundation e Surfrider Foundation Europe.
Desta forma, a conferência decorrerá no Oeste de Portugal, de 2 a 4 de Outubro, entre Peniche e Nazaré, tendo ainda um side event a 5 de outubro, na Ericeira, para um olhar mais atento sobre a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa. As conversas, apresentações e debates ficarão centradas em Peniche, nos dois primeiros dias, passando para a Nazaré no dia 4 de outubro e então para a Ericeira, no dia 5.
São esperados perto de 400 participantes para ouvirem especialistas como Rita Piçarra, Babacar Thiaw, Francisca Sequeira ou Kepa Acero, na área do empreendorismo comunitário; Cliff Kapono, Gustavo Huici, Zack Plopper, Catarina Queiroga, Miguel Figueira ou Eurico Gonçalves, na área da conservação e proteção; Chris Burkard, Xandi Kruzader, João Parrinha, Lisa Marques ou Marta Musso, na área artística; Jean-Louis Rodrigues, Jean-Sébastien Estienne, Tom Kay ou Gabe Davies, na área da indústria; ou Joana Andrade, Greg Long, Maya Gabeira, Miguel Blanco ou João de Macedo, na área do surf de ondas grandes.
“Acredito que este evento é único quando pensamos em sustentabilidade e surf. Representa a capacidade de desenvolvimento de sinergias entre diferentes ONG’s, tendo o surf como inspiração,” afirma António Meireles, membro da direção da Surfrider Foundation Europe e voluntário há mais de 10 anos. “É este o exemplo que queremos dar à comunidade! É possível cada um ter o seu espaço e, em conjunto, ter um alcance maior,” conclui.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram