No próximo fim de semana, disputa-se a quarta e penúltima etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola de 2023.
A Praia de Leça da Palmeira acolhe um evento que pode ser decisivo para definir os títulos nacionais, numa altura em que o vigente campeão nacional Joel Rodrigues e Teresa Padrela lideram os rankings masculino e feminino, respetivamente.
Joel, contudo, tem na perseguição Ricardo Rosmaninho e Daniel Fonseca, enquanto Teresa terá de manter longe do primeiro lugar Joana Schenker e a atual campeã nacional Filipa Broeiro.
Porém, num circuito composto por cinco etapas, com Peniche no horizonte, e quatro a pontuar, todos os cenários ainda são possíveis.
Esta é a opinião de Manuel Centeno, que vai jogar em casa.
“Acho que o formato de cinco etapas como temos este ano torna tudo mais justo. Ganhar uma etapa pode ser sorte, mas manter a consistência traz mais verdade desportiva. Dito isto, e contas feitas, Leça pode ainda meter bodyboarders na corrida, mas pode ser a estocada final e definir os campeões nacionais”, diz Centeno, que recorda: “Já tive um circuito em que passei de nono para primeiro.”
O pluricampeão nacional, contudo, diz que para esta etapa deseja apenas não repetir os erros das etapas prévias: “Senti falta de ritmo nas etapas anteriores por falta de intensidade de treino. Meti um bocado mais de intensidade. Queria ser o Manuel Centeno com pica e motivação para chegar à final, sem cometer erros como fiz na última etapa. Há o fator motivacional acrescido de jogar em casa, é como defender a terra. Vai-se buscar uma força extra", confidencia.
O treino, esse, está sempre presente. E o bodyboard também, mesmo num regional do Norte, em Leça, onde apenas perdeu para Ricardo Rosmaninho no Open e para Diogo Oliveira em Masters.
“Hoje em dia, qualquer atleta que esteja a disputar o título é malta que se dedica quase inteiramente a isto. É o principal objetivo nesta fase da vida deles. Quem quiser vingar em qualquer área, tem de se concentrar de forma quase desequilibrada, no bom sentido. Sempre tive essa abordagem. Há relativamente pouco tempo, tive vontade de desenvolver outras coisas, mas se analisarmos a nível físico e mental, mantenho-me bem, ao nível de quem disputa o título. A parte mental é que se calhar...bem, estou numa fase da vida em que se calhar já não é tão importante. Quero é disputar uns heats e divertir-me", conclui Manuel Centeno.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram