Terminou este domingo o Junior Pro La Torche, aquela que foi a segunda etapa do circuito Pro Júnior europeu de 2023.
No Point de La Torche, o derradeiro dia de prova já não contou com surfistas portugueses em ação nas águas da região francesa da Bretanha.
O gaulês Sam Piter e a basca Annette Gonzalez Extabarri foram os vencedores, sendo igualmente os atuais líderes dos rankings. No caso de Annette, alcançou a segunda vitória consecutiva neste evento e manteve a invencibilidade no Pro Júnior europeu versão 2023. Piter somou o segundo triunfo da carreira neste circuito destinado aos surfistas mais jovens.
Quanto à armada lusa, esta encerrou a participação no passado sábado. Dos 28 surfistas portugueses que vestiram a licra de competição durante a semana, Lua Escudeiro foi aquela que conseguiu o melhor resultado.
A jovem surfista alcançou o terceiro posto, que constitui o seu melhor resultado neste circuito continental da World Surf League (WSL).
Ontem, a vice-campeã nacional Sub-16 ultrapassou três rondas, tendo sido apenas travada pela francesa Sarah Leiceaga nas meias-finais. Sarah, vice-campeã do Pro Júnior de La Torche, já havia sido a carrasca de Maria Salgado nos quartos-de-final. Desta forma, Maria obteve o quinto posto, enquanto Gabriela Dinis, eliminada na ronda 5, terminou na 13ª posição. Teresa Pereira e Maria Dias foram afastadas na ronda 2.
Na prova masculina, Martim Nunes foi o surfista que chegou mais longe no Point de La Torche. O bicampeão nacional Sub-20 igualou o seu melhor desempenho num Pro Júnior ao assegurar a quinta posição. Nos quartos-de-final, Martim saiu derrotado por Sam Piter.
Antes, na ronda 5, Francisco Mittermayer foi eliminado e na ronda 4 tivemos a saída de cena de Joaquim Chaves, Tiago Stock, Francisco Ordonhas e Matias Canhoto.
O Pro Júnior europeu regressa à água já na próxima semana, com a realização da terceira e última etapa do ano na vizinha Espanha, de 21 a 24 de setembro. Os melhores surfistas jovens da Europa vão medir forças no Junior Pro Razo-Caión, que terá lugar em Corunha.
No que toca aos rankings, Maria Salgado é neste momento a surfista lusa mais bem colocada no terceiro posto. No top 10, estão igualmente Lua Escudeiro e Gabriela Dinis, ocupando a sexta e nona posições, respetivamente.
Entre os homens, Francisco Ordonhas é o melhor luso na sexta posição, sendo secundado por Afonso Antunes, ausente em La Torche.
Recorde-se que no final da temporada, os dois primeiros classificados (homens + mulheres) asseguram lugar no Mundial Júnior da WSL, competição conquistada este ano por Francisca Veselko.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram