Depois de ter sido decretado lay day na véspera, devido às fracas condições do mar, o Junior Pro La Torche regressou à água esta sexta-feira, mas o mar evidenciou poucos sinais de melhoria.
Por isso, contrariamente ao que sucedeu no dia inaugural, com a realização de 50 baterias em dois palanques distintos, desta feita a jornada foi bem curta no Point de La Torche, na região francesa da Bretanha.
Apenas seis baterias foram disputadas, correspondentes à conclusão da ronda 3 do setor masculino. Num dia que teve algumas chamadas pelo meio, as más condições não possibilitaram a realização da ronda 3 feminina desta que é a segunda etapa do circuito Pro Júnior europeu versão 2023.
No que toca à armada lusa, quatro surfistas estiveram em competição, com o saldo a ser neutro.
Francisco Mittermayer e Matias Canhoto estrearam-se na prova gaulesa com a passagem à ronda 4, enquanto Afonso Pinto e Jaime Veselko foram eliminados.
Na quarta ronda do Junior Pro La Torche, haverá meia dúzia de surfistas portugueses em ação. A Francisco Mittermayer e Matias Canhoto juntam-se o quarteto apurado logo no dia inaugural: Joaquim Chaves, Martim Nunes, Tiago Stock e Francisco Ordonhas.
Destaque para o facto de que a quinta bateria dessa fase vai contar com três competidores portugueses. Francisco Ordonhas, Tiago Stock e Francisco Mittermayer têm encontro marcado, num heat que também contará com a prestação do francês Noa Dupouy. Por isso, já é certo que teremos pelo menos um surfista luso na ronda 5, pois avançam os dois primeiros classificados.
Quanto ao setor feminino, a representação portuguesa está a cargo de Gabriela Dinis, Maria Salgado, Teresa Pereira, Maria Dias e Lua Escudeiro. Também entre as senhoras, está garantido que pelo menos uma surfista lusa vai marcar presença na terceira ronda. Isto porque, na quinta bateria, Maria Salgado, Maria Dias e Lua Escudeiro vão estar em simultâneo na água, com a companhia da francesa Elena Barot.
Para este sábado, penúltimo dia do período de espera, a chamada está marcada para as 6h30, hora de Portugal continental. A previsão aponta para uma pequena subida do mar no fim de semana.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram