Se o primeiro dia de competição do Lacanau Pro teve uma verdadeira maratona de surf, foram realizadas 56 baterias (!), a segunda jornada do evento foi bem mais curta.
Com o tamanho do mar a cair consideravelmente face à véspera, apenas oito heats foram colocados na água, correspondentes à quarta ronda da prova masculina. Em termos nacionais, Francisco Almeida, Guilherme Ribeiro e Luís Perloiro estiveram em ação.
E deste dia saiu uma certeza. No setor masculino, o Lacanau Pro não terá o mesmo vencedor de 2022. Isto porque Guilherme Ribeiro foi eliminado na ronda 4.
Na quinta bateria, o novo campeão europeu de surf não foi além do terceiro posto (6,13 pts), tendo sido batido pelo francês Tiago Carrique (11,10 pts) e o espanhol Mario Rasines (7,60 pts).
Em sentido inverso, Francisco Almeida deu continuidade a sua caminhada na prova gaulesa, sendo nesta altura o único surfista português ainda em prova no setor masculino. Na segunda bateria, Almeida alcançou o segundo lugar (8,17 pts), carimbando assim o passaporte para a ronda 5 juntamente com o francês Justin Becret, que com a pontuação de 15,17 pts fez o melhor score combinado de toda a ronda.
Esta quarta-feira, a armada lusa perdeu também o contributo de Luís Perloiro. Com a pontuação combinada de 7,60 pts, 'Lula' quedou-se pelo terceiro posto, tendo ficado atrás dos franceses Sam Piter (12,17 pts) e Jorgann Couzinet (8,10 pts).
Na quinta ronda, Francisco Almeida vai surfar na segunda bateria, dividindo o lineup com três surfistas gauleses: Leo Paul Etienne, Luan Nogues e o antigo top mundial Joan Duru. Os dois primeiros classificados avançam para os quartos-de-final, que já serão disputados em formato 'man-on-man'.
Para além de Francisco Almeida, a armada lusa conta ainda com quatro surfistas no quadro feminino do Lacanau Pro: Yolanda Hopkins, Carolina Mendes, Mafalda Lopes e Francisca Veselko, que venceu este campeonato em 2022. Todas aguardam pela estreia, o que ocorrerá na ronda 2. Ronda essa que até sábado não será realizada.
Face à previsão de falta de ondas, a próxima chamada apenas será efetuada no sábado, em hora ainda a divulgar pela World Surf League (WSL). O período de espera prolonga-se até domingo, dia 20 de agosto.
Recorde-se que o Lacanau Pro, evento com estatuto QS1000, é a segunda etapa do QS regional europeu de 2023/2024, onde estão em jogo vagas de acesso ao circuito Challenger Series do próximo ano.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram