Depois de ter sido finalista vencido da etapa anterior da Challenger Series versão 2023, o Ballito Pro, desta feita Frederico Morais teve uma fugaz passagem pelo US Open of Surfing, quarto evento da presente temporada.
Pelo segundo ano consecutivo, o surfista português foi eliminado de primeira no campeonato que decorre nas ondas de Huntington Beach, terminando assim na 33ª posição.
Num dia inteiramente dedicado ao setor masculino, com a realização da segunda ronda, Kikas esteve em ação na 10ª bateria, que foi uma das mais equilibradas da jornada. Os quatros surfistas em ação tiveram scores combinados acima dos 10,00 pts.
Neste compromisso, Morais ainda passou pelo comando na fase inicial, mas acabou por cair para o terceiro posto, fruto de ter sido ultrapassado pelo havaiano Eli Hanneman e o francês Joan Duru, primeiro e segundo classificados, respetivamente.
Frederico somou 11,26 pts de score combinado face aos 13,56 pts de Eli, que fez a diferença com o seu jogo aéreo, e aos 12,60 pts de Duru. Pelo caminho, na quarta posição, também ficou o australiano Jarvis Earle, atual campeão mundial Júnior da World Surf League (WSL).
Terceiro classificado do ranking antes desta prova, Kikas deixa os Estados Unidos da América com um resultado que muito provavelmente deverá ser de descarte no final do ano.
São descartados os dois piores desempenhos nas seis etapas que fazem parte da Challenger Series 2023.
A luta pela qualificação para o CT 2024, no qual o surfista português está bem colocado, prossegue em outubro com os eventos da Ericeira e Saquarema.
Com a saída de cena de Frederico Morais, juntando-se às eliminações na véspera de Carolina Mendes e Francisca Veselko, a representação lusa no US Open of Surfing fica reduzida a Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que estão na ronda 2 da prova feminina.
Este duo, apenas irá surfar na quarta-feira, uma vez que esta terça-feira em Huntington Beach será dedicada em exclusivo ao longboard, que tem aqui a primeira etapa do circuito mundial de 2023.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram