É já nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho que Viana do Castelo recebe o Viana SUP Open, evento que assinala a estreia do circuito mundial de stand up paddle (SUP) em Portugal.
A prova vianense é a segunda etapa da temporada de 2023 na vertente Race, depois do início de época ter ocorrido no passado mês de abril em Alicante, Espanha.
Assim, a Cidade Europeia do Desporto de 2023 vai acolher alguns dos melhores atletas profissionais da modalidade, como o havaiano Connor Baxter, campeão mundial em título e vencedor da primeira etapa do ano, os japoneses Shuri Araki e Rai Taguchi, as espanholas Esperanza Barreras e Duna Gordillo, a argentina Juliette Duhaime ou a italiana Cecilia Pampinella, que no sábado disputarão as provas de sprint num percurso em formato de “M”, com base na Praia Fluvial do Barracão dos Touros.
Entre os candidatos à vitória estarão alguns atletas portugueses, como o madeirense Tomás Lacerda, que obteve o quinto lugar na prova inaugural, ou a caminhense Ângela Fernandes, tendo Portugal ainda esperança na prestação da muito jovem Mia Soares, um talento emergente do SUP nacional.
O programa do Viana SUP Open arranca na sexta-feira com um dia reservado para sessões de treinos dos atletas.
Será uma oportunidade para os amadores poderem conhecer os atletas profissionais, bem como para inscrições e sessões abertas na água, em conjunto com a APPACDM de Viana do Castelo e a sua iniciativa 'Desporto para Todos', com um evento de abertura formal a partir das 18h00.
Com o sábado reservado para as provas de sprint, as corridas de distância terão lugar no domingo, com provas Open de 3 km e 6 km, na Praia Fluvial do Barracão dos Touros, entrando de seguida os profissionais na água, às 14h00, para os 16 km da Downwind Race, corrida em mar aberto, a favor do vento, com início na Praia de Afife e chegada ao local do evento, bem no coração de Viana do Castelo.
O Viana SUP Open contará ainda com provas abertas e juvenis, para o cada vez maior número de amantes desta modalidade, com uma mostra de cinema e festa com DJ’s, na noite de sábado, para descontrair no cenário idílico da foz do Rio Lima.
O dia final terminará com a iniciativa Paddle For the Oceans, da Association of Paddlesurf Professionals, na qual todos os participantes irão remar em conjunto, como forma de apoio à preservação e proteção dos oceanos.
O Viana SUP Open, que tem entrada gratuita e início diário pelas 9h00 da manhã, poderá ser acompanhado em www.appworldtour.com, onde irão ser transmitidas as provas principais e estão disponíveis mais informações sobre o evento.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram