É já este sábado, dia 28 de julho, que abre a janela de espera do icónico US Open of Surfing, quarta etapa do circuito Challenger Series versão 2023 e que marca o início da segunda metade da presente temporada. Este ano, sem o main sponsor da famosa marca de vestuário Vans.
No evento a disputar nas ondas da emblemática Huntington Beach, que antecede a visita da Challenger Series a Portugal (Ericeira), teremos mais uma vez meia dezena de surfistas lusos em ação. Frederico Morais, Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Carolina Mendes.
Após a primeira metade da temporada, Kikas é o único elemento da armada lusa que está em posição de qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano, ocupando atualmente o terceiro posto do ranking.
Entre as senhoras, o quarteto português encontra-se no top 25, com Teresa Bonvalot a ser a mais bem colocada no 11º lugar.
Como tem vindo a ser habitual na presente Challenger Series, Frederico Morais apenas irá iniciar a sua campanha na ronda 2. O vice-campeão da última etapa, o Ballito Pro, defrontará na 10ª bateria dessa fase o antigo top mundial Joan Duru, o vigente campeão do mundo Júnior da World Surf League (WSL) Jarvis Earle e ainda o segundo classificado da quinta bateria da ronda inaugural, que juntará o brasileiro Rafael Teixeira, o filipino John Mark Tokong e os havaianos Eli Hanneman e Sheldon Paishon.
Na prova feminina, teremos Portugal na água logo na bateria inaugural. Aí, Carolina Mendes vai dividir o lineup de Huntington Beach com a australiana Zahli Kelly, a havaiana Moana Jones Wong e a norte-americana Sara Freyre.
Depois, teremos de esperar até ao quinto heat para vermos uma surfista lusa com a licra de competição vestida. Francisca Veselko medirá forças com a peruana Sol Aguirre e as norte-americanas Zoe Benedetto e Talia Swindal. Por sua vez, Yolanda Hopkins entra em cena na oitava e última bateria da primeira ronda. A australiana Nyxie Ryan, a havaiana Nora Liotta e a norte-americana Kirra Pinkerton são as adversárias.
Já Teresa Bonvalot estreia-se apenas na segunda ronda, mais concretamente na sexta bateria. Para já, Teresa apenas conhece uma das três adversárias, no caso a francesa Vahine Fierro, atual quarta classificada do ranking.
As restantes competidoras serão a segunda classificada da bateria de Kika Veselko, bem como a vencedora do sexto heat da ronda inaugural. A gaulesa Tessa Thyssen, a peruana Daniella Rosas, a brasileira Silvana Lima e a norte-americana Ella McCaffray são as potencias oponentes.
Evento que granjeia bastante prestígio, o US Open of Surfing contará com a presença de três tops mundiais. Do lado masculino, dois antigos vencedores do evento: o atual campeão do mundo Filipe Toledo e o local Kanoa Igarashi. Ambos, já venceram naquela latitude por duas ocasiões. Quanto ao setor feminino, a top mundial em competição será a havaiana Gabriela Bryan, rookie do CT em 2022.
O período de espera prolonga-se até ao dia 6 de agosto e já se sabe que no campo feminino haverá nova vencedora face ao ano passado, pois a havaiana e atual top mundial Bettylou Sakura Jonhson é ausência. Nos homens, o havaiano Ezekiel Lau vai procurar o bis.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram