É já na próxima quinta-feira, dia 13 de julho, que abre o período de espera do Corona Open J-Bay, aquela que será a nona e penúltima etapa da temporada regular do circuito mundial de surf versão 2023.
Depois da passagem pelo Brasil, que terminou com os triunfos do brasileiro Yago Dora e da jovem norte-americana Caitlin Simmers, os melhores surfistas do mundo viajam até à África do Sul para competir numa das melhores direitas do planeta, a icónica onda de Jeffreys Bay.
Com a fase regular a entrar na reta final, a visita ao famoso point break assume um papel bem revelante na definição dos surfistas que em setembro próximo vão discutir os títulos mundiais na finalíssima de Trestles, nos Estados Unidos da América. Para já, apenas as antigas campeãs mundiais Carissa Moore e Tyler Wright asseguraram presença nessa decisão.
A poucos dias da abertura da janela de espera, que vai prolongar-se de 13 a 22 de julho, a World Surf League (WSL) já anunciou os nomes dos dois wildcards, bem como a lista de baterias da ronda inaugural, tanto para o setor masculino para como o setor feminino.
Em termos de wildcards, estes foram atribuídos a dois surfistas sul-africanos que neste momento são os mais bem classificados no circuito Challenger Series, que dá acesso ao CT. Falamos de Adin Masencamp e de Sarah Baum, que assim terão a oportunidade de surfar pela primeira vez numa etapa da divisão máxima do surf mundial.
Na ronda inaugural, Baum estará inserida na segunda bateria, medindo forças com a norte-americana Lakey Peterson e a havaiana Carissa Moore, atual líder do ranking mundial e vencedora em J-Bay no ano de 2019. Já Adin Masencamp terá pela frente o nipónico Kanoa Igarashi e o novo líder do ranking mundial Filipe Toledo. O campeão do mundo, vitorioso neste evento em 2017 e 2018, vai a jogo depois de ter saído lesionado em Saquarema.
No heat draw do setor masculino, salta igualmente à vista a inclusão de Kelly Slater, que falhou o Vivo Rio Pro devido a doença. O 11 vezes campeão do mundo de surf, que já triunfou por quatro ocasiões em Jeffreys Bay, entrará em ação na terceira bateria, dividindo o lineup com o compatriota Griffin Colapinto e o australiano Liam O'Brien, o surfista que este ano na etapa de Margaret River derrotou KS, fazendo com que este tivesse ficado abaixo do cut da meio época, sendo depois resgatado via wildcard.
Outro dos grandes destaques é a bateria que terá dentro de água os antigos campeões mundiais John John Florence e Ítalo Ferreira, com o australiano Callum Robson a completar a festa. Quanto ao campeão em título em J-Bay, Ethan Ewing iniciará a defesa desse estatuto diante do brasileiro Caio Ibelli e do rookie Rio Waida.
Entre as senhoras, nota para a bateria inaugural, que vai reunir três nomes que encabeçam a nova geração: a 'aussie' Molly Picklum, que já venceu e vestiu de amarelo esta época, Caitlin Simmers, que já conquistou duas etapas na época de estreia, e a havaiana Gabriela Bryan, que foi a estreante do ano em 2022.
Por sua vez, o terceiro heat terá em ação um trio de surfistas com muita experiência de CT: a francesa Johanne Defay, Tyler Wright e a brasileira Tatiana Weston-Webb, sendo que as duas últimas foram finalistas do Corona Open J-Bay de 2022, com a vitória a sorrir a Tati.
Heats ronda inaugural feminina:
Heat 1: Molly Picklum (AUS) vs. Caitlin Simmers (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
Heat 2: Carissa Moore (HAW) vs. Lakey Peterson (USA) vs. Sarah Baum (RSA)
Heat 3: Tyler Wright (AUS) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Johanne Defay (FRA)
Heat 4: Caroline Marks (USA) vs. Stephanie Gilmore (AUS) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)
Heats ronda inaugural masculino:
Heat 1: Joao Chianca (BRA) vs. Barron Mamiya (HAW) vs. Seth Moniz (HAW)
Heat 2: Ethan Ewing (AUS) vs. Caio Ibelli (BRA) vs. Rio Waida (INA)
Heat 3: Griffin Colapinto (USA) vs. Liam O'Brien (AUS) vs. Kelly Slater (USA)
Heat 4: Filipe Toledo (BRA) vs. Kanoa Igarashi (JPN) vs. Adin Masencamp (RSA)
Heat 5: Yago Dora (BRA) vs. Connor O'Leary (AUS) vs. Ian Gentil (HAW)
Heat 6: John John Florence (HAW) vs. Italo Ferreira (BRA) vs. Callum Robson (AUS)
Heat 7: Gabriel Medina (BRA) vs. Ryan Callinan (AUS) vs. Matthew McGillivray (RSA)
Heat 8: Jack Robinson (AUS) vs. Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Jordy Smith (RSA)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram