Conforme esperado mediante as previsões do mar para o restante período de espera, o Corona Open J-Bay, nona etapa da fase regular do circuito mundial de surf de 2023, terminou esta quarta-feira.
Com o mar a cair face à véspera, o dia das finais, composto por 14 baterias, consagrou o brasileiro Filipe Toledo e a norte-americana Lakey Peterson. Ao alcançar a terceira vitória da carreira na icónica direita de Jeffreys Bay, Toledo reforçou a liderança do ranking mundial, numa fase em que falta apenas uma etapa para o fecho da fase regular.
Já Lakey Peterson obteve a primeira vitória no circuito mundial de surf desde 2019 (Surf Ranch) e logo na etapa do calendário que mais gosta. Para Lakey, este emotivo triunfo foi crucial para manter vivas as esperanças de qualificação para a finalíssima de Trestles, onde Filipe Toledo já havia garantido lugar de forma antecipada.
Numa onda que domina como poucos, o atual campeão mundial esteve intratável. Se haviam dúvidas quanto à forma física que o surfista brasileiro poderia apresentar em J-Bay, depois de ter saído lesionado da passagem pelo 'Maracaña do Surf', Filipinho foi dissipando as mesmas durante a prova sul-africana em que mostrou um surf muito afiado, traduzido em diversas notas de excelência.
Esta quarta-feira, a prestação começou com uma vitória diante do australiano Jack Robinson nos quartos-de-final a que se seguiu o triunfo sobre o japonês Kanoa Igarashi nas meias-finais, num duelo em que graças a uma onda de 8,00 pts a abrir Kanoa teve a faca e o queijo na mão durante largos minutos. Porém, debaixo da prioridade de Igarashi, Toledo sacou uma onda de 8,50 pts, que permitiu assegurar a vitória para desalento do rival asiático, que tentou reverter o jogo na última onda. Estava dado o mote para a final.
Aí, Filipe Toledo teve pela frente o australiano Ethan Ewing, vencedor em Jeffreys Bay na última temporada. No momento da verdade, Filipe Toledo puxou dos galões e arrasou Ewing, que pelo segundo evento consecutivo perdeu na final para um surfista brasileiro. Em Saquarema, o carrasco havia sido Yago Dora. Com duas notas de excelência, Filipe serviu uma combinação a Ethan. A cereja no topo do bolo foi uma onda que quase tocou a perfeição (9,93 pts), que permitiu almejar o score combinado de 18,76 pts em 20 possíveis, contra os 12,60 pts do adversário.
Esta foi a terceira vitória temporada para o competidor paulista, que está bem posicionado para voltar a Trestles de licra amarela. Para já, o triunfo na África do Sul faz com que Filipe Toledo esteja provisoriamente qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, naquela que será a estreia do surfista de 28 anos no maior evento desportivo do mundo.
Quanto a Ethan Ewing, que deixou para trás o compatriota Connor O'Leary e derrotou pela terceira vez consecutiva o brasileiro Gabriel Medina em 'man-on-man', ficou com a consolação de já ter garantido lugar na finalíssima de Trestles, bem como nas Olimpíadas de Paris'2024, onde também estará presente pela primeira vez. O atual número 3 mundial, Griffin Colapinto, também viu a presença confirmada em Trestles, pelo que faltam apenas decidir dois lugares, que neste momento estão no posse dos brasileiros João Chianca e Yago Dora, com Gabriel Medina, John John Florence e Jack Robinson à espreita.
Quanto à prova feminina, Lakey Peterson fez a festa, vingando assim as finais perdidas em 2018 e 2019 para Stephanie Gilmore e Carissa Moore, respetivamente. A surfista californiana colocou o ponto final num longo jejum de vitórias após derrotar a jovem australiana Molly Picklum numa final bem disputada, com boas trocas de ondas e de liderança.
Peterson deu o remate final num dia em que suplantou a compatriota Caroline Marks nos quartos-de-final e a australiana Tyler Wright nas meias-finais, com este triunfo a ser sentenciado na última onda.
Apesar de não ter chegado à segunda vitória do ano, destaque igualmente para o valente percurso trilhado por Molly Picklum neste dia das finais, uma vez que a jovem surfista 'aussie' derrotou nada mais, nada menos do que as duas grandes dominadoras do surf feminino nos últimos largos anos. Falamos de Stephanie Gilmore e Carissa Moore, que entre si reúnem 13 títulos mundiais.
Com esta saborosa vitória, Lakey subiu dois lugares no ranking mundial - é agora sexta classificada - o que permite abordar os pesados tubos de Teahupoo, no Taiti, com a qualificação para a finalíssima de Trestles em ponto de mira, o que a acontecer será uma estreia para a vice-campeã do mundo em 2018.
Finalíssima essa para a qual Molly Picklum e Caroline Marks já asseguram vagas pela primeira vez nas respetivas carreiras. Juntam-se a Carissa Moore e Tyler Wright. Desta forma, falta apenas definir quem será a dona do último bilhete. Para já, está na posse da rookie Cailtin Simmers, que teve um desempenho discreto na estreia em J-Bay, perdendo de primeira.
Na sua pegada, estão a já mencionada Lakey Peterson e a vigente campeã mundial Stephanie Gilmore, que irá necessitar de um resultado forte no Taiti para ter a oportunidade de defender o título mundial.
O Tahiti Pro, 10ª e última etapa da fase regular do CT versão 2023, tem o período de espera de 11 a 20 de agosto.
Resultado final feminina:
1ª Lakey Peterson (USA) 14.70
2ª Molly Picklum (AUS) 13.50
Resultado final masculina:
1º Filipe Toledo (BRA) 18.76
2º Ethan Ewing (AUS) 12.60
Resultados meias-finais feminino:
HEAT 1: Lakey Peterson (USA) 11.47 DEF. Tyler Wright (AUS) 10.00
HEAT 2: Molly Picklum (AUS) 10.00 DEF. Carissa Moore (HAW) 9.40
Resultados meias-finais masculino:
HEAT 1: Ethan Ewing (AUS) 13.50 DEF. Gabriel Medina (BRA) 12.04
HEAT 2: Filipe Toledo (BRA) 15.33 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 10.50
Resultados quartos-de-final feminino:
HEAT 1: Tyler Wright (AUS) 12.93 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 12.60
HEAT 2: Lakey Peterson (USA) 14.50 DEF. Caroline Marks (USA) 7.50
HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 14.50 DEF. Sarah Baum (RSA) 8.50
HEAT 4: Molly Picklum (AUS) 15.67 DEF. Stephanie Gilmore (AUS) 15.10
Resultado quartos-de-final masculino:
HEAT 1: Gabriel Medina (BRA) 13.50 DEF. Ian Gentil (HAW) 11.93
HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) 14.60 DEF. Connor O'Leary (AUS) 9.87
HEAT 3: Filipe Toledo (BRA) 16.33 DEF. Jack Robinson (AUS) 15.06
HEAT 4: Kanoa Igarashi (JPN) 12.00 DEF. Yago Dora (BRA) 7.10
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram