Faltam menos de 24 horas para o arranque do Allianz Ribeira Grande Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf de 2023, com a primeira chamada a estar marcada para as 7h00 locais (8h00 em Portugal continental) desta sexta-feira.
Desta forma, na Praia do Monte Verde, que este ano foi o local escolhido para receber os melhores surfistas nacionais, está tudo a postos para três dias repletos de ação, que até poderá ser feita de calções de banho, dada a temperatura da água esperada.
“Estamos a acompanhar com muita atenção uma possível ondulação para o último dia do Allianz Ribeira Grande Pro. A alteração para a Praia do Monte Verde deu-nos mais amplitude face às condições de mar, mas também permite uma melhor gestão das marés. Acredito que vamos ter boas ondas ao longo dos dias de competição, sempre com vento offshore ou muito fraco e com a água do mar com temperaturas mais quentes do que em Portugal continental, permitindo assim que venhamos a ter alguns competidores a fazer surf de calções", afirmou Francisco Morgado, diretor de prova da Liga MEO Surf.
A competição que define os títulos máximos do surf nacional chega à ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, numa altura em que a luta pelos títulos nacionais está ao rubro.
O recordista de títulos nacionais Open, Vasco Ribeiro, e a campeã nacional de 2021, Francisca Veselko, lideram os respetivos rankings, pelo que vão envergar a licra amarela.
No setor masculino, o atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, está a apenas 280 pontos do líder, antevendo-se um duelo bem aceso com Vasco Ribeiro, relembrando a disputa épica a que assistimos na última etapa da Liga MEO Surf do ano passado que decidiu o título nacional a favor de Gui, o primeiro da sua carreira.
Porém, surfistas como Halley Batista, Afonso Antunes e Tomás Fernandes também estão à espreita de fazer um resultado forte e baralhar ainda mais as contas do título nacional deste ano.
Destaque igualmente para Joaquim Chaves, atual quinto classificado do ranking, mas a pontuar com menos um resultado, depois de ter vencido a última etapa da Liga MEO Surf (Allianz Ericeira Pro) e de ter ficado em segundo lugar na anterior, pelo que, sem margens para erro, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser determinante para o posicionar como um dos principais candidatos ao título nacional deste ano.
Do lado feminino, Francisca Veselko está em igualdade pontual com Gabriela Dinis, mas devido ao critério de desempate a vigente campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) é quem veste a licra amarela. Carolina Mendes segue logo atrás a apenas 130 pontos de distância desta dupla e, com a vitória na Ericeira, está na luta por um possível terceiro título nacional.
Quem não vai participar na etapa açoriana é Teresa Bonvalot, isto apesar de inicialmente ter surgido no heat draw (masculino + feminino). Com esta ausência, já depois de também ter falhado a etapa de Ribeira d'Ilhas, Teresa fica assim impossibilitada de renovar o título nacional conquistado há um ano, precisamente nos Açores. Bonvalot é igualmente a campeã em título deste evento, que terá novos vencedores, uma vez que Frederico Morais também não vai estar presente.
O Allianz Ribeira Grande Pro é igualmente a terceira e última etapa do sub-troféu Allianz Triple Crown, que irá distinguir o melhor surfista masculino e feminino no conjunto das três provas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.
A par, estão em jogo vários prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva na ronda 3), o Waikiki Junior Award e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais dos Açores.
Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações/horário local Açores):
1º dia – sexta-feira, 23 de junho
07H00 – Call primeiro dia para a ronda 1 dos setores feminino ou masculino (por confirmar)
09H00 – Palestra sobre a proteção dos oceanos e limpeza de praia conduzida por Jerónimo Martins e com cerca de 90 crianças de escolas do concelho da Ribeira Grande.
2º dia – sábado, 24 de junho
07H00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
16h00 – Sunset Party Corona & Somersby
3º dia – domingo, 25 de junho
07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
13h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
14h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
15h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro Pro (por confirmar)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram