Pelo segundo dia consecutivo, o El Salvador Pro foi colocado na água, numa jornada que serviu para definir os surfistas que vão pela lutar pela vitória no dia das finais da sétima etapa do circuito mundial de surf de 2023.
O domingo foi longo nas águas de Punta Roca, com 19 baterias a serem realizadas, correspondentes à repescagem do setor feminino, oitavos-de-final do masculino e ainda os quartos-de-final de ambos os géneros. Houve boas performances e surpresas, tal como já havia ocorrido na véspera.
Os atuais líderes dos rankings mundiais (Griffin Colapinto e Carissa Moore) mostraram-se fortes, assim como os vigentes campeões do mundo Filipe Toledo e Stephanie Gilmore.
Porém, o grande destaque tem de ir para o rookie Ian Gentil, que revelou-se um verdadeiro 'carrasco' para os surfistas brasileiros.
Havaiano, tem Gentil no nome, mas se há coisa que Ian não tem demonstrado em El Salvador é gentileza para com os surfistas brasileiros. E até lhe corre sangue do país irmão nas veias.
Neste segundo dia de prova, o surfista de 26 anos cometeu a proeza de eliminar João Chianca e Ítalo Ferreira. A recompensa de tal façanha foi a chegada pela primeira vez às meias-finais de uma etapa do CT.
Perfeitamente conectado com as direitas de Punta Roca, Ian Gentil deu continuidade a um trajeto em que na ronda de repescagem já tinha eliminado o australiano Jack Robinson. No El Salvador Pro, Gentil já afastou dois surfistas que estavam no top cinco mundial na chegada ao evento: João Chianca (número 2 mundial) e Jack Robinson (número 5 mundial).
Nas meias-finais, Ian Gentil vai defrontar outro top cinco mundial e... brasileiro, no caso o vigente campeão do mundo Filipe Toledo. E como diz o povo, não há duas sem três, pelo que todo o cuidado será pouco por parte de Toledo, que tem estado igualmente muito consistente durante o campeonato.
Filipe esteve muito sólido durante toda a jornada, registando scores combinados acima dos 15,00 pts. O rookie indonésio Rio Waida, que na véspera havia derrotado John John Florence, foi a primeira vítima de Toledo, seguindo-se o triunfo sobre Kanoa Igarashi.
"Aqui, o desafio é permanecer focado e hidratado. Está muito calor. Após a minha primeira bateria, regressei a casa para comer e tomar um banho gelado. Depois disso, senti-me bem e pronto para entrar na água novamente. Estou contente por estar no dia das finais. Tenho procurado ser consistente", confidenciou o competidor brasileiro.
No outro lado do quadro, quem também assegurou lugar nas meias-finais foi o campeão em título desta etapa e atual líder do ranking mundial, Griffin Colapinto. O surfista californiano está entre os quatro melhores do evento, depois de ter derrotado o havaiano Seth Moniz nos oitavos-de-final e de ter batido o australiano Connor O'Leary nos 'quartos', com nova performance de excelência, conforme demonstre o score combinado de 15,67 pts.
Colapinto vai agora discutir um lugar na final diante diante do 'aussie' Liam O'Brien, que já igualou em El Salvador o seu melhor desempenho numa etapa do CT. No segundo dia de competição em Punta Roca, o surfista australiano começou por derrotar o compatriota Ethan Ewing, número 4 mundial na chegada a este evento, enquanto nos quartos-de-final levou a melhor sobre o havaiano Barron Mamiya. Mamiya,m que havia provocado a surpresa na ronda anterior ao atirar Gabriel Medina para fora de prova.
Nas senhoras, Carissa Moore mostrou-se muito forte no seu compromisso dos quartos-de-final, exercendo um domínio avassalador sobre a jovem havaiana Bettylou Sakura Jonhson. Carissa, que procura a terceira vitória consecutiva esta temporada, anotou o score combinado de 17,87 pts em 20 possíveis, graças a duas ondas de 9,37 pts e 8,17 pts. Um verdeiro arraso!
A próxima adversária da cinco vezes campeã mundial será a norte-americana Caroline Marks, que superou os quartos-de-final sem ter tido a necessidade de surfar. Isto porque a sua oponente, a brasileira Tatiana Weston-Webb, foi forçada a abandonar o El Salvador Pro devido a uma intoxicação alimentar.
Na outra meia-final, haverá duelo entre duas gigantes do surf feminino australiano, com Stephanie Gilmore e Tyler Wright a encontrarem-se no lineup de Punta Roca.
Campeã em título desta etapa, Steph teve de passar pela compatriota Molly Picklum, a quem apelidou de 'next big thing' do surf feminino 'aussie', enquanto Tyler ultrapassou Gabriela Bryan, a rookie de 2022. Antes, a bicampeã mundial venceu na repescagem a costarriquenha Leilani McGonagle, que pela primeira vez surfou no CT.
Este será o 28º duelo entre Gilmore e Wright numa fase 'woman-on-woman' de uma etapa do circuito mundial de surf. Stephanie leva vantagem com 14 triunfos face aos 13 da velha rival, mas das três vezes que já mediram forças em 2023 foi Tyler Wright a vencer.
Com apenas seis baterias por realizar, esta segunda-feira poderá ser o dia das finais do El Salvador Pro. A chamada está marcada para as 13h15 (hora de Portugal continental) para um potencial início de ação às 13h35. Recorde-se que o período de espera estende-se até ao próximo domingo, dia 18 de junho.
Resultados ronda de repescagem feminina:
HEAT 1: Tyler Wright (AUS) 13.20 DEF. Leilani McGonagle (CRC) 12.50
HEAT 2: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 15.00 DEF. Caitlin Simmers (USA) 3.70
HEAT 3: Molly Picklum (AUS) 15.83 DEF. Johanne Defay (FRA) 13.20
HEAT 4: Gabriela Bryan (HAW) 15.00 DEF. Lakey Peterson (USA) 11.00
Resultados oitavos-de-final masculino:
HEAT 1: Ian Gentil (HAW) 14.67 DEF. Joao Chianca (BRA) 13.50
HEAT 2: Italo Ferreira (BRA) 14.83 DEF. Callum Robson (AUS) 12.17
HEAT 3: Filipe Toledo (BRA) 16.00 DEF. Rio Waida (INA) 13.03
HEAT 4: Kanoa Igarashi (JPN) 16.90 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 14.50
HEAT 5: Griffin Colapinto (USA) 11.00 DEF. Seth Moniz (HAW) 6.84
HEAT 6: Connor O'Leary (AUS) 14.30 DEF. Caio Ibelli (BRA) 12.67
HEAT 7: Liam O'Brien (AUS) 15.53 DEF. Ethan Ewing (AUS) 15.43
HEAT 8: Barron Mamiya (HAW) 11.00 DEF. Gabriel Medina (BRA) 10.66
Resultados quartos-de-final feminino:
HEAT 1: Tyler Wright (AUS) 16.07 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 14.26
HEAT 2: Stephanie Gilmore (AUS) 16.87 DEF. Molly Picklum (AUS) 14.96
HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 17.54 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 6.94
HEAT 4: Caroline Marks (USA) DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) INJ
Resultados quartos-de-final masculino:
HEAT 1: Ian Gentil (HAW) 13.44 DEF. Italo Ferreira (BRA) 13.33
HEAT 2: Filipe Toledo (BRA) 15.34 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 14.27
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) 15.67 DEF. Connor O'Leary (AUS) 14.26
HEAT 4: Liam O'Brien (AUS) 12.04 DEF. Barron Mamiya (HAW) 11.84
Meias-finais femininas:
HEAT 1: Tyler Wright (AUS) vs. Stephanie Gilmore (AUS)
HEAT 2: Carissa Moore (HAW) vs. Caroline Marks (USA)
Meias-finais masculinas:
HEAT 1: Ian Gentil (HAW) vs. Filipe Toledo (BRA)
HEAT 2: Griffin Colapinto (USA) vs. Liam O'Brien (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram