O circuito mundial de surf está a caminho do Brasil para aquela que será a oitava etapa da temporada de 2023. Está a chegar a hora de visitar Saquarema, onde mora o famoso e vibrante 'Maracaña do Surf', que está a postos para novas enchentes durante aqueles dias de campeonato.
O período de espera do Vivo Rio Pro prolonga-se de 23 de junho a 1 de julho, numa prova em que os melhores surfistas do planeta vão medir forças nas ondas da Praia de Itaúna.
A poucos dias da abertura da janela de espera e ainda numa fase em que estamos na ressaca do El Salvador Pro, que terminou com os triunfos do brasileiro Filipe Toledo e da norte-americana Caroline Marks, a World Surf League (WSL) já anunciou os nomes dos dois wildcards, bem como a lista de baterias da ronda inaugural, tanto para o setor masculino para como o setor feminino.
No que toca aos wildcards, a escolha recaiu sem surpresas sobre dois surfistas do país irmão e que já granjearam o estatuto de tops mundiais. O jovem Samuel Pupo e a veterana Silvana Lima.
O irmão de Miguel Pupo recebeu convite na sequência de ser por estes dias o competidor brasileiro com melhor classificação no circuito Challenger Series, onde ocupa o terceiro posto do ranking. Pupo que venceu logo a etapa inaugural, disputada nas direitas de Snapper Rocks.
O rookie do CT 2022 regressa assim ao convívio da elite mundial, depois de ter ficado abaixo do cut do meio da presente temporada. O surfista de 22 anos volta a vestir a licra do CT logo na etapa onde há um ano alcançou aquela que é até ao momento a sua melhor classificação numa etapa mundialista.
Samuel Pupo foi vice-campeão do CT de Saquarema, tendo apenas sido derrotado na final pelo compatriota Filipe Toledo. Na ronda inaugural, Griffin Colapinto, atual líder do ranking mundial, bem como o australiano Liam O'Brien serão os adversários do surfista sul-americano.
Por sua vez, Silvana Lima prepara-se para fazer nova aparição no circuito mundial de surf, o que já não sucede desde o Corona Open México de 2021. Aos 38 anos de idade, a antiga top mundial ganhou direito a participar no Vivo Rio Pro por ser atualmente a competidora brasileira melhor colocada no QS sul-americano.
Carissa Moore, vigente comandante do ranking feminino e campeã em título desta etapa, e a norte-americana Lakey Peterson serão as oponentes de Silvana, numa bateria que terá dentro de água muita experiência ao nível do CT.
Ainda em relação à lista de baterias divulgadas, destaque para o heat que junta o campeão mundial e vencedor das últimas três edições do evento Filipe Toledo, o australiano Callum Robson e Kelly Slater. O 11 vezes campeão mundial de surf já não compete em Saquarema desde o distante ano de 2019.
Quem também não surfa há muito no 'Maracaña do Surf' é o havaiano John John Florence. Mais concretamente desde 2018. Nesta primeira apresentação na Praia de Itaúna em cinco anos, o bicampeão do mundo vai começar por defrontar o sul-africano Jordy Smith e o australiano Connor O'Leary.
Quanto a Gabriel Medina, está volta à latitude onde lesionou-se há um ano e meses mais tarde regressou à competição na etapa que integrava o calendário da Challenger Series. Etapa essa em que arrecadou um emotivo triunfo.
Medina, que nunca venceu até ao momento o CT de Saquarema, vai competir diante do compatriota Yago Dora e do havaiano Ian Gentil, que também possui sangue brasileiro e chega ao Vivo Rio Prio bastante motivado, depois do surpreendente terceiro lugar obtido no El Salvador Pro.
Heats Ronda 1 feminina:
HEAT 1: Molly Picklum (AUS) vs. Stephanie Gilmore (AUS) vs. Gabriela Bryan (HAW)
HEAT 2: Carissa Moore (HAW) vs. Lakey Peterson (USA) vs. Silvana Lima (BRA)
HEAT 3: Tyler Wright (AUS) vs. Caitlin Simmers (USA) vs. Johanne Defay (FRA)
HEAT 4: Caroline Marks (USA) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)
Heats ronda 1 masculina:
HEAT 1: Ethan Ewing (AUS) vs. Caio Ibelli (BRA) vs. Rio Waida (INA)
HEAT 2: Joao Chianca (BRA) vs. Matthew McGillivray (RSA) vs. Seth Moniz (HAW)
HEAT 3: Filipe Toledo (BRA) vs. Callum Robson (AUS) vs Kelly Slater (USA)
HEAT 4: Griffin Colapinto (USA) vs. Liam O'Brien (AUS) vs. Samuel Pupo (BRA)
HEAT 5: Gabriel Medina (BRA) vs. Yago Dora (BRA) vs. Ian Gentil (HAW)
HEAT 6: Jack Robinson (AUS) vs. Ryan Callinan (AUS) vs. Barron Mamiya (HAW)
HEAT 7: John John Florence (HAW) vs. Connor O'Leary (AUS) vs. Jordy Smith (RSA)
HEAT 8: Italo Ferreira (BRA) vs. Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Kanoa Igarashi (JPN)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram