A Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, acolheu esta terça-feira a apresentação oficial da segunda edição da Matosinhos Surf School Cup, iniciativa que volta a contar com organização da Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) e a promoção da Câmara Municipal de Matosinhos.
Este campeonato municipal inter-escolas de surf tem como objetivos promover a orla costeira do concelho de Matosinhos e fomentar uma maior união e aproximação entre as escolas de surf locais, em momentos de partilha e convívio e sem o foco principal na vertente competitiva.
A Matosinhos Surf School Cup versão 2023 arranca já no próximo domingo, dia 11 de junho, na Praia do Cabo do Mundo. Curiosamente, a mesma praia que a 17 de outubro de 2021 acolheu a primeira prova da história desta iniciativa.
O calendário é composto por quatro provas, que inclui passagens pelas praias de Pedras do Corgo, Aterro, e Agudela.
O formato de competição em estafeta, inovador em Portugal, é inspirado na tradicional Aloha Cup, da Associação Internacional de Surf (ISA).
Cada escola estará representada por uma equipa composta por elementos: 1 Treinador/a e 4 alunos/as.
Uma das novidades em relação à edição anterior, disputada entre 2021 e 2022, é a abertura da competição a todas as escolas de surf licenciadas para operar no concelho e não apenas para aquelas que têm sede em Matosinhos.
Todas as provas, contarão igualmente com outras ações e atividades para toda a família, que irão decorrer paralelamente na respetiva praia, promovidas pelos parceiros do evento.
Luís Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, destaca a importância da iniciativa para a "promoção e divulgação do potencial de toda a orla costeira matosinhense, que é extensa e muito diversificada, e as nossas escolas de surf são os agentes de eleição para a dar a conhecer ao mundo”.
Já Afonso Teixeira, diretor executivo da Associação de Escolas de Surf de Portugal, diz que a "edição anterior provou que este formato competitivo permite ir de encontro aos objetivos de promoção turística do território, além de garantir momentos únicos de lazer e convívio entre todas as escolas de surf e os seus alunos”.
Calendário das provas Matosinhos Surf School Cup 2023:
Praia do Cabo do Mundo | 11 junho
Praia Pedras do Corgo | 25 junho
Praia do Aterro | (data por confirmar)
Praia da Agudela | (data por confirmar)
Nota: mediante as condições do mar e atmosféricas, os locais e datas das provas poderão ser alterados.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram