Quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf versão 2023, o Allianz Ribeira Grande Pro chegou ao fim este domingo na Praia do Monte Verde.
Depois de três dias de prova na praia localizada na ilha de São Miguel, Joaquim Chaves e Francisca Veselko foram os mais fortes, deixando tudo em aberto na corrida aos títulos nacionais, que serão decididos em Peniche, já no outono.
Nos Açores, Quim Jó arrecadou o segundo triunfo consecutivo na competição que define os títulos máximos do surf nacional, enquanto Kika venceu pela segunda vez na presente temporada. Ambos, estrearam-se a ganhar este evento e tornaram-se nos primeiros surfistas a bisar na Liga MEO Surf de 2023.
Esta etapa insular, também coroou os vencedores do já histórico sub-troféu Allianz Triple Crown, que distinguiu os surfistas que tiveram os melhores resultados no conjunto das etapas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.
Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko arrecadaram a Allianz Triple Crown. Para Gui foi uma estreia ao passo que Kika repetiu o feito já alcançado em 2021.
No setor masculino, Joaquim fez a terceira final consecutiva na Liga MEO Surf, tendo desta feita derrotado o atual campeão nacional Open Guilherme Ribeiro, com o score combinado de 13,05 pts face aos 12,85 pts do adversário.
“Tenho começado os heats com prioridade. Foi essencial para começar bem a final e escolher as ondas que queria”, explicou Joaquim Chaves. “Consegui escolher duas ondas fortes e fiz dois aéreos que de frontside já é uma manobra que tenho bem 'no pé'. É a primeira vez que estou nesta posição na classificação, por isso há alguma pressão. Tenho ido para os heats tranquilo, a pensar no surf que tenho de fazer e nas ondas que tenho que escolher. Não estou a dar foco nos resultados, por isso vou para a última etapa com essa mesma mentalidade”, finalizou.
Quanto a Guilherme Ribeiro não gritou vitória, mas recuperou a liderança do ranking nacional, desalojando Vasco Ribeiro, que perdeu na ronda 3, desse lugar tão privilegiado. Desta forma, Gui irá competir na última etapa do ano, em Peniche, com a licra amarela. Eduardo Fernandes e Guilherme Fonseca alcançaram o terceiro lugar.
No setor feminino, tivemos pela segunda etapa consecutiva duas finalistas orientadas pelo mesmo treinador. Desta feita, foram Francisca Veselko e Mafalda Lopes, que têm Rodrigo Sousa como técnico.
Agora líder isolada do ranking nacional, Kika foi superior, anotando o score combinado de 13,50 pts contra os 8,80 pts de Mafalda. “O mar mudou durante o heat. Foi preciso fazer uma adaptação", começou por dizer a vigente campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL).
"Passei a ser mais seletiva, procurar ondas com maior potencial e fiz uma onda de sete pontos. Depois foi questão de gerir as prioridades. Queria vir aos Açores ganhar e levar a Triple Crown. Foram três dias desafiantes, contra surfistas muito boas. Estava confiante com o meu surf, por isso estava confiante também neste resultado”, concluiu a surfista que amealhou vários prémios neste evento. As distinções foram: vitória na prova, Allianz Triple Crown, melhor score combinado feminino e melhor performance desportiva na ronda 3.
Por sua vez, Mafalda Lopes voltou a dar-se muito bem nos Açores, conseguindo o seu melhor resultado até ao momento na presente Liga MEO Surf. Carolina Mendes e Beatriz Carvalho obtiveram o terceiro posto.
A Liga MEO Surf versão 2023 vai agora ter um interregno de quatro meses. Só no final de outubro é que os melhores surfistas nacionais voltam a medir forças, numa etapa em que ficaremos a conhecer os novos campeões portugueses de surf. O Bom Petisco Peniche Pro realiza-se de 27 a 29 de outubro.
Antes, entre os dias 3 e 4 de agosto, decorrerá a Miss Quebramar Cup, prova extra-campeonato, mas que é pontuável para o ranking nacional feminino.
Resultados finais do Allianz Ribeira Grande Pro:
Final masculina: Joaquim Chaves 13,05 x Guilherme Ribeiro 12,85 pontos
Final feminina: Francisca Veselko 13,50 x Mafalda Lopes 8,80 pontos
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Eduardo Fernandes, 9,00 pontos
Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 15,50 pontos
Go Chill Expression Session: Pedro Coelho e Gabriela Dinis
Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3): Francisca Veselko, 12,75 pontos
Waikiki Junior Award: Francisco Ordonhas
Ribeira Grande Best Surfer: Francisco Benjamim
Allianz Triple Crown: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram