Numa altura em que está no olho do furacão no seio da World Surf League (WSL), na sequência de toda a polémica gerada no dia das finais do Surf Ranch Pro, Gabriel Medina deu início à participação no Mundial ISA de El Salvador.
Na ronda inaugural, disputada na onda de La Bocana, Gabes arrancou a sua prestação naquele país da América Central com uma vitória robusta, anotando o score combinado de 16,43 pts.
"É passo a passo. Temos grandes competidores brasileiros", disse o surfista que no setor masculino tem a companhia de João Chianca e de Filipe Toledo, atual campeão do mundo de surf da WSL.
Ainda sem o apuramento assegurado para as Olimpíadas de París'2024, Medina não esconde o desejo de estar presente na segunda prova olímpica da história. Evento esse a disputar não em França, mas numa outra latitude que diz muito ao três vezes campeão mundial.
"Adoro o Taiti. É o meu local favorito do CT. No próximo ano, quero estar nos Jogos Olímpicos. Farei tudo o que puder. Veremos como vão correr as coisas", disse o competidor sul-americano em comunicado oficial da Associação Internacional de Surf (ISA).
Este Mundial ISA de El Salvador não representa um momento de qualificação olímpica para o surfista de Maresias e o Brasil. Isto porque as oito vagas (4 para os homens e 4 para as senhoras) em disputa serão agarradas pelos melhores surfistas dos seguintes continentes: Europa, África, Ásia e Oceânia.
Recorde-se que em Tóquio'2020, Gabriel Medina ficou às portas das medalhas, obtendo o quarto posto no evento realizado em Tsurigasaki Beach, no Japão.
Já sobre a reação da WSL, por intermédio do CEO Erik Logan, à sua publicação na sua página oficial na rede social Instagram, o surfista brasileiro diz que leu as palavras e foi claro quando questionado pelos jornalistas presentes em El Salvador: "Continuo com o meu post no Instagram."
Quanto ao facto de poder vir a ser penalizado pelas declarações produzidas nas redes sociais, Gabriel disse: "Não sei."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram