Durante grande parte deste mês de junho, El Salvador é o centro do surf de competição a nível mundial, dadas as competições de alto quilate a realizar naquele país da América Central, que tem feito uma grande aposta nos últimos anos em acolher provas internacionais de surf e não só.
Até à próxima quarta-feira, dia 7 de junho, por lá decorre o Mundial ISA de El Salvador, onde compete a Seleção Nacional de Surf e estão em jogo vagas para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Apenas 48 horas depois, abre a janela de espera do El Salvador Pro, sétima etapa do circuito mundial de surf de 2023.
Depois do polémico Surf Ranch Pro, os melhores surfistas do mundo voltam a medir forças, mas desta vez novamente numa praia, no caso nas direitas do point break de Punta Roca.
Com a prova a aproximar-se, a World Surf League (WSL) já revelou a lista de baterias da ronda inaugural e o nome dos dois wildcards.
No setor feminino, o convite foi endereçado à costarriquenha Leilani McGonagle, que assim irá fazer a sua primeira aparição numa etapa do CT. A escolha sobre a amiga de Teresa Bonvalot recaiu pelo facto desta ser a surfista originária da América Central que neste momento possui melhor classificação no circuito Challenger Series.
Na primeira bateria da carreira no CT, a competidora que representou a Costa Rica nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 vai defrontar a atual campeã olímpica e líder do ranking mundial Carissa Moore, bem como a norte-americana Lakey Peterson.
Já no setor masculino, o wildcard foi para um surfista local. Trata-se de Bryan Perez, que assim terá a oportunidade de participar pelo segundo ano consecutivo numa prova tão especial para si.
Nesta antecâmara de nova presença na divisão máxima do surf mundial, a segunda da carreira, Bryan já deu nas vistas no Mundial ISA caseiro logo na primeira ronda ao derrotar um dos tops mundiais em maior destaque no CT 2023, no caso o brasileiro João Chianca, que foi relegado para as repescagens. Entretanto, nessa mesma fase da repescagens, Bryan foi eliminado do evento no passado domingo pelo australiano Liam O'Brien e... João Chianca, que vingou-se assim do desaire inicial.
Ainda no que diz respeito ao setor masculino do El Salvador Pro, destaque para o regresso do havaiano Seth Moniz, que havia falhado a etapa do Surf Ranch por lesão. Por isso, até ver, não há qualquer top mundial lesionado para uma etapa na qual o norte-americano Griffin Colapinto (novo líder do ranking) e a atual campeã do mundo Stephanie Gilmore venceram a edição inaugural.
Outra facto em torno deste El Salvador Pro é que pela primeira vez Kelly Slater e John John Florence vão competir no evento, depois de terem estado ausentes da prova de 2022. John John por estar lesionado e Kelly porque abdicou da sua presença. "Estou entusiasmado por viajar até El Salvador, pois nunca lá estive. A onda parece bem divertida em todas as secções. Veremos como corre", disse KS em recente entrevista ao site 'The Inertia'.
Heats ronda inaugural:
Masculino
H1: Ethan Ewing vs Matthew McGillivray vs Kelly Slater
H2: Filipe Toledo vs Caio Ibelli vs Ian Gentil
H3: João Chianca vs Jordy Smith vs Seth Moniz
H4: Griffin Colapinto vs Callum Robson vs Bryan Perez
H5: Jack Robinson vs Connor O'Leary vs Rio Waida
H6: Gabriel Medina vs Ítalo Ferreira vs Liam O'Brien
H7: John John Florence vs Leonardo Fioravanti vs Barron Mamiya
H8: Ryan Callinan vs Yago Dora vs Kanoa Igarashi
Feminino
H1: Caroline Marks vs Caitlin Simmers vs Gabriela Bryan
H2: Carissa Moore vs Lakey Peterson vs Leilani McGonagle
H3: Tyler Wright vs Stephanie Gilmore vs Johanne Defay
H4: Molly Picklum vs Tatiana Weston-Webb vs Bettylou Sakura Johnson
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram