O passado fim de semana marcou o arranque do Circuito Nacional de Longboard de 2023.
Tudo começou com a realização do evento 'Idden Friends' na Praia da Baía, em Espinho, num evento que teve a organização do Clube de Surf do Porto em parceria com a Associação Mar de Espinho, Federação Portuguesa de Surf e ainda o apoio da Câmara Municipal de Espinho.
A etapa inaugural da nova campanha contou com mais de meia centena de inscritos.
Em competição, estiveram as categorias Open, Feminino e Sub-18, tendo sido distribuído um prize money de 1000 euros na categoria Open e 500 euros no setor feminino.
Os dois dias de prova tiveram boas ondas e casa cheia na Praia da Baía.
No Open, António Dantas levou a melhor no duelo com o irmão João Dantas, que é o atual campeão nacional Open. Na final, António fez o score combinado de 17,60 pts para o qual contribuiu a melhor onda do campeonato, com 9,20 pts. No terceiro posto ficou o campeão nacional Sub-18 Frederico Carrilho, que foi secundado por João Gama, que até começou a final na frente.
Ainda nesta categoria, destaque para o sétimo posto alcançado por Raquel Bento. Raquel deu nas vistas na divisão Open e entre as senhoras começou da melhor forma a defesa do título nacional conquistado em 2022 ao vencer em Espinho. Nas posições seguintes, ficaram Joana Gorgueira, Francisca Taron e Aurora Dantas.
Na categoria Sub-18, Francisco Freitas bateu o pé ao campeão nacional Frederico Carrilho, cravando o score combinado de 17,50 pts contra os 15,70 pts do adversário. Os restantes finalistas, Tomás Bugallo e Rodrigo Nabais, ficaram na terceira e quarta posições, respetivamente.
Extra-campeonato, nota ainda para o facto de que na tarde de sábado realizaram-se campeonatos paralelos promovidos pela Academia do Mar Espinho, com as categorias Masters e Kahunas em ação. O antigo campeão nacional Ruben Silva venceu em longboard, enquanto no surf o local Luís Cruz foi o mais forte.
"O evento foi um sucesso com Espinho a mostrar que é um dos melhores palcos para eventos de surfing e agradeço o apoio de todas as pessoas e entidades, com destaque muito especial para a Camara Municipal de Espinho", afirmou Francisco Rocha do Clube de Surf do Porto.
O 'Idden Friends' fez parte do cartaz do 'Espinho Waves for All', que realizou-se de 16 a 18 de junho. Esta tratou-se de uma iniciativa que incluiu provas de surf, bodyboard, longboard e skimboard, bem como uma componente de formação com aulas de surf gratuitas e workshops de apneia para surfistas, entre outras atividades.
Com o verão à porta, o Nacional de Longboard versão 2023 vai agora atravessar uma paragem superior a três meses. Regressa apenas no fim de semana de 30 de setembro e 1 de outubro para a etapa a disputar na Costa de Caparica.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram