São mais de 17 milhões os praticantes de surf em todo o mundo e cerca de meio milhão está em Portugal.
De acordo com a International Surfing Association (ISA), Portugal está entre os 10 países do mundo com mais praticantes da modalidade, com cerca de 900 quilómetros de costa a oferecer ondas o ano inteiro.
Numa altura em que se celebra a chegada do verão, a procura por praias aumenta, mas há praias para todos os gostos, desde as mais rochosas às mais arenosas, com águas mais e menos frias e com mais ou menos ondulação.
Para os que procuram as ondas para uma boa manhã ou tarde de surf, a organização do evento de surf solidário Prio Softboard Heroes, revela as cinco melhores praias, de norte a sul do país, para tirar o máximo proveito do 'desporto-rei' das águas portuguesas.
Praia de Ribeira d’Ilhas: Uma das paragens obrigatórias para todos os amantes de surf, a praia de Ribeira D’Ilhas acolhe surfistas nacionais e internacionais. Revestindo-se como um refúgio da modalidade, fica localizada numa região de excelência para a prática do 'desporto-rei” aquátic': a Ericeira. Pelas suas condições geológicas e geográficas, é uma praia que permite a prática de surf durante todo o ano, com ondas que variam entre um e cinco metros, além de apresentar vários tipos de maré.
Praia do Norte (Nazaré): Uma das mais famosas praias em Portugal e também uma das que mais destaque tem dado ao mundo do surf é a Praia do Norte. Ficou famosa por ter proporcionado uma onda de cerca de 24 metros, que permitiu ao surfista Garrett McNamara quebrar o recorde mundial do Guiness de ondas gigantes, em 2011. O norte-americano viria a bater o seu próprio recorde, na mesma praia, em 2013, surfando uma onda de 30 metros e contribuindo para a consolidação da Praia da Nazaré como uma das importantes “pistas” de surf portuguesas.
Praia de Leça da Palmeira: Localizada no norte de Portugal, junto ao Porto, a Praia de Leça junta vários surfistas e inúmeras escolas de surf ao longo de todo o ano. Esta é uma praia conhecida pelas suas ondas potentes, com frequentes ondulações de três metros de altura, ainda que seja adequada para diferentes graus de dificuldade. A ocupar o top 5 das melhores praias para o surf, é escolha habitual para a realização de algumas das etapas da Liga Nacional de Surf, entre outras competições que por lá costumam passar regularmente.
Praia de Santa Cruz: Tendo já recebido inúmeros eventos de surf a nível nacional e internacional, a Praia de Santa Cruz localiza-se na zona Oeste do país, numa vila que respira surf, com várias escolas e hotéis dedicados à exploração deste desporto. Esta será também a casa do Prio Softboard Heroes, o evento de surf solidário que se realiza no próximo dia 14 de julho e que irá reunir surfistas e convidados especiais com o objetivo de doar 15.000 euros a quatro instituições: APAV, FALO, Cruz Vermelha Torres Vedras e Refood.
Praia da Arrifana: Ainda que as ondulações das praias algarvias nem sempre sejam as mais convidativas à prática do surf, existem algumas exceções e a Praia da Arrifana, junto a Aljezur, é uma delas. Descrita por muitos surfistas pela sua ondulação forte, veloz e frequente, a Praia da Arrifana é recomendada para surfistas com mais experiência, e ideal para conciliar férias com a paixão pelo surf.
Com encontro marcado para o próximo dia 14 de julho, na Praia da Física, em Santa Cruz, aquele que é o evento de surf mais solidário do verão volta para a sua terceira edição.
Este ano, 16 participantes voltam a competir no Prio Softboard Heroes para ajudar ao máximo as associações APAV, FALO (Fundação António Luís de Oliveira), Cruz Vermelha de Torres Vedras e Refood, representadas por cada equipa. Pela terceira vez consecutiva, o prémio final aumentou e há agora em jogo um prémio total de 15.000 euros.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram