É já na próxima sexta-feira que arranca o Allianz Ribeira Grande Pro, aquela que é a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf de 2023.
Ao contrário do que sucedeu na temporada passada, desta feita o evento insular não irá decorrer no Areal de Santa Bárbara, palco de eleição das competições nacionais e internacionais, mas sim na Praia do Monte Verde, também em Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.
Em plena contagem decrescente para a competição, já é conhecido o heat draw das provas masculina e feminina.
Entre os homens, já é sabido que haverá um novo vencedor face às duas últimas edições do campeonato (2009 e 2022), uma vez que Frederico Morais não vai estar presente.
Na chegada ao arquipélago dos Açores, Vasco Ribeiro é atual líder do ranking, sendo seguido de perto pelo atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, Halley Batista (3º), Afonso Antunes (4º), Tomás Fernandes (5º) e Joaquim Chaves (5º), que venceu a última etapa, o Allianz Ericeira Pro.
Destaques do quadro masculino – Round 1:
Heat 5: Martim Nunes x Gabriel Ribeiro x João Mendonça
Heat 11: Francisco Ordonhas x Guilherme Fonseca x Jéjé Vidal
Heat 14: Eduardo Fernandes x Tiago Stock x Martim Fortes
Do lado feminino, o cenário é também muito renhido com a campeã nacional de 2021 Francisca Veselko, a liderar, mas em igualdade pontual com Gabriela Dinis. Na terceira posição, mas muito perto das duas primeiras, surge a campeã nacional de 2016 e 2017, Carolina Mendes. Teresa Pereira, no quarto lugar, e a campeã nacional de 2018, Camilla Kemp, completam o top 5 feminino.
Em prova, também irá estar Teresa Bonvalot, que venceu este evento em 2022 e está de regresso às etapas da Liga MEO Surf, depois de ter sido ausência na Ericeira, pouquíssimos dias após a chegada do Mundial ISA de El Salvador, onde representou a Seleção Nacional d
Destaques do quadro feminino – Round 1:
Heat 2: Carolina Mendes x Teresa Bonvalot x Mafalda Lopes
Heat 3: Gabriela Dinis x Camila Cardoso x Matilde Pinto
Heat 4: Francisca Veselko x Sofia Matos x Carlota Chaveiro
O regresso da Liga MEO Surf aos Açores é motivo de celebração para a comunidade local que, desta forma, tem oportunidade de ver os melhores surfistas nacionais em ação contribuindo para o próprio desenvolvimento e visibilidade do surf açoriano e dos surfistas locais.
“É sempre bom surfar em casa, mas não estou preocupado com resultados. Vou desfrutar de estar a surfar diante da família e dos amigos. O ano passado perdi na terceira ronda e gostava que o meu melhor resultado deste ano fosse neste campeonato em casa. Em termos de ondas, no primeiro e segundo dia o mar vai estar pequeno, mas no domingo haverá boas ondas. Ter uma etapa da Liga MEO Surf nos Açores é muito importante porque é mais acessível para os surfistas locais do que a prova do circuito mundial de qualificação", diz Jácome Correia.
Por sua vez, Francisco Benjamim afirma: "Este é o meu primeiro ano a competir em todas as etapas da Liga MEO Surf. Consegui qualificar-me no início do ano através da prova de qualificação na Caparica e de agora em diante quero competir todos os anos. Os meus objetivos nesta etapa são aproveitar a experiência de surfar em casa, aprender com os melhores surfistas nacionais e evoluir. Esta etapa é muito importante para a comunidade do surf local e também para o desenvolvimento do surf em particular na Ribeira Grande e nos Açores. Todos os atletas gostam de competir em casa e é uma mais-valia.”
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram