Nos últimos dias ninguém tem ficado indiferente a toda polémica entre a World Surf League (WSL) e a trio brasileiro composto por Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e o vigente campeão mundial Filipe Toledo, na sequência do controverso dia final do Surf Ranch Pro.
A sexta etapa do circuito mundial de surf de 2023 teve como vencedor o californiano Griffin Colapinto. Novo líder do ranking mundial, Colapinto quebrou a invencibilidade brasileira no evento norte-americano, pois os surfistas do país irmão haviam conquistado as três edições anteriores.
Numa altura em que está em El Salvador para competir no Mundial ISA, Griffin recorreu à sua página oficial na rede social Instagram para fazer uma reflexão acerca de tudo aquilo que tem ocorrido nos últimos dias.
"Somos todos seres humanos! Somos todos um. Cada pessoa parece ter algo difícil a acontecer na sua vida. Por vezes, atacar os outros pode resultar de algo mais profundo do qual não temos ideia. Levanta a mão se és culpado. Sei que anteriormente já fui", começou por escrever o surfista de 24 anos.
O mano de Crosby Colapinto afirma que todos nós "somos humanos que nascemos num mundo governado pela mente que pensa demais e pelo sentimento de separação. Mas, no fundo, existe um amor que entende que somos todos um".
O competidor norte-americano diz entender que "existem culturas diferentes, mas no final todos sentimos dor e todos sentimos amor".
"Por aí, existem tantas perspetivas e pontos de vista diferentes. Quem pode dizer que aquele está certo ou está errado. Crescemos em diferentes circunstâncias que moldam as nossas perspetivas", analisa.
Griffin Colapinto entende que a "vida realmente não faz sentido às vezes, mas com certeza é mais divertido assim". Isto porque há o "inesperado", o denominado "elemento surpresa".
E termina: "Neste momento, parece que existem algumas dores de crescimento na nossa comunidade. Mas adivinhem? Estamos a crescer! Muito amor a todos aqueles que são apaixonados pelo surf. Sem a paixão, não haveria crescimento. Obrigado!"
No seguimento desta publicação foram várias as reações à mesma por parte de vários surfistas internacionais, alguns deles que integram o atual CT e outros que já passaram pela divisão máxima do surf mundial.
"Esta é uma das razões pela qual mereces todo o sucesso. Adoramos-te. Vem beber uma cerveja", disse Filipe Toledo. "Amo-te irmão", escreveu Gabriel Medina, que na companhia de Toledo e Colapinto viajaram juntos da Califórnia para El Salvador, conforme foi possível constatar através de uma fotografia que surgiu no Instagram. Por sua vez, Ítalo Ferreira afirmou: "Muito respeito. Vemo-nos em breve".
"Fantástico Griff", mencionou Frederico Morais, enquanto as palavras do italiano Leo Fioravanti foram: "Bem dito Griff. A coisa mais importante é melhorar a nossa modalidade. Atualmente, tudo aquilo que podemos fazer é tornar tudo melhor para a próxima geração."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram