O próximo fim de semana vai marcar a realização da segunda etapa do circuito Junior Tour de 2023.
Depois do início de temporada na Praia Internacional do Porto, os melhores surfistas nacionais juniores preparam-se para subir até ao Minho, onde vão medir forças nas ondas de Viana do Castelo, latitude que volta a estar na rota das principais competições nacionais de surf.
Este é um evento inserido no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023 e que vai desenrolar-se na Praia da Arda. Trata-se de uma organização do Surf Clube de Viana e da Associação Nacional de Surfistas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
No próximo sábado, a primeira chamada está marcada para as 8h00, sendo que o quadro de competição (masculino + feminino) já foi revelado.
Com as vitórias alcançadas na primeira etapa, Martim Nunes (atual campeão nacional Pro Júnior) e Gabriela Dinis lideram os rankings nacionais, numa competição que envolve três etapas ao longo do ano.
Destaques Round 1 – Masculino
Heat 6: Francisco Ordonhas x Gui Carvalho x Simão Silva x Guilherme Lobo
Heat 7: Martim Nunes x Mário Leopoldo x Santiago Graça x Tomás Carvalho
Heat 12: Salvador Vala x Matias Lopes x Simão Prazeres x Sacha Garcia
Destaques Round 1 – Feminino
Heat 1: Gabriela Dinis x Teresa Pereira x Maria Dias x Núria Maganinho
Heat 3: Erica Máximo x Sofia Matos x Miriam Julião x Carolina Marques
Martim Nunes afirma que é "sempre bom estar na primeira posição, depois de se vencer um campeonato. Ficamos sempre com uma motivação e confiança extra, mas esta é só mais uma etapa e não vai ser diferente por ter vencido a primeira ou ser líder do ranking. Vou fazer aquilo que tenho feito, que é tentar dar sempre o meu melhor, competir e surfar bem. Nunca fui a Viana do Castelo e, por isso, vai ser um sítio novo para mim. Espero divertir-me ao máximo e que haja boas ondas".
Já Gabriela Dinis não esconde estar "muito satisfeita por ter vencido a primeira etapa e ser líder do ranking. Vou dar o meu melhor e quero vencer outra vez. Tenho boas lembranças das ondas de Viana do Castelo. Foi lá que me sagrei campeã nacional de Sub-16 na Praia da Arda em 2019. Lembro-me que apanhámos boas ondas nesse campeonato e espero que este ano se repita".
Por sua vez, Ricardo Rego, vereador Câmara Municipal de Viana do Castelo, menciona que é com "enorme entusiasmo que Viana do Castelo recebe a segunda etapa do Circuito Nacional Pro Junior, que trará às nossas ondas os melhores atletas Sub-20, masculinos e femininos, de Portugal. Uma das estratégias da autarquia tem passado pela aposta nos desportos náuticos, e esta competição vem contribuir para a afirmação do concelho nesta área, e, especificamente, no surf. As excelentes condições naturais somadas à capacidade organizativa do Surf Clube de Viana, ao facto de Viana do Castelo ser a Cidade Europeia do Desporto e de estar na presidência da Rede Mundial de Cidades de Surf podem fazer desta etapa um marco no programa competitivo nacional. Aloha!”
A ação do Pro Júnior Viana do Castelo poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram