'Slides of Nazaré'. Este é o nome da exposição fotográfica que desde o passado sábado, dia 20 de maio, pode ser visitada e apreciada no interior do emblemático Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré.
A exposição, que estará em exibição durante um ano naquele espaço, conta com duas dezenas de registos fotográficos e portfólio de vídeo, num espólio que é da autoria de Leonardo Domingos, fotógrafo natural da vila piscatória da Nazaré.
"Uma exposição no Forte de São Miguel Arcanjo é uma maneira de requalificar o espaço. Como fotógrafo é um prestígio enorme estar exposto num lugar que milhares de pessoas visitam por dia. Mas como nazareno, não há maior orgulho do que estar exposto e inserido com o que há séculos é o nosso maior símbolo e património", afirma.
Leo, como é tratado por todos aqueles que o conhecem de perto, apresenta ao público o resultado do "maior desafio", que foi a seleção das melhores imagens de um arquivo composto por milhares de instantâneos. Imagens essas captadas ao longo de quase uma década dedicada a esta arte. "Sinto que uma exposição destas é uma forma de retribuir o que a Nazaré me deu", diz.
Nas 20 fotografias que podem ser apreciadas, podemos encontrar imagens únicas.
Algumas delas estão inevitavelmente relacionadas com o fenómeno das ondas grandes, testemunhando momentos ímpares e que gravaram para a eternidade proezas de uma atividade tão extrema como é o surf de ondas grandes. "É um privilégio estar tão próximo de um fenómeno tão grande a nível mundial. É como ter o monte Evereste perto de nós."
Porém, não é só fotografias de surf que podem ser encontradas na exposição 'Slides of Nazaré', pois há muito mais para mostrar a todos aqueles que visitarem o Forte. "Não me foquei apenas na temporada de ondas grandes, que predomina durante os meses de inverno. Quero mostrar que a Nazaré é bonita na sua forma mais pura e simples. Ao organizar a exposição, tendo o mediatismo que tem, seria importante não só apresentar a ação, mas também o outro lado da Nazaré. Muito poucos visitantes conhecem a história do Forte ou porque é que existe naquele local."
Desta forma, podem ser visualizados registos fotográficos de deslumbrantes paisagens, momentos simbólicos da vila nazarena e do grandioso património cultural que é o Forte de São Miguel Arcanjo. Uma mescla de imagens, que oferecem aos visitantes uma intensa viagem sobre o que de mais belo tem a Nazaré para oferecer, seja no mar ou em terra.
A exposição 'Slides of Nazaré' está inserida na visita ao Forte, que tem o custo de 2 euros por pessoa. O Forte está aberto diariamente das 10h00 às 20h30, com a última entrada às 20h00.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram