O quarto dia de competição no Mundial ISA de Longboard, que está a decorrer em El Salvador, não foi nada fácil para a Seleção Nacional.
Isto porque os irmãos Dantas, António e João, foram relegados para as repescagens, enquanto Inês Martins despediu-se da competição na terceira ronda de repescagens, o que deixa Portugal sem representação na prova feminina.
Neste dia, João Dantas foi o primeiro longboarder luso em ação na onda de El Sunzal, competindo na terceira ronda do evento principal.
O atual campeão nacional Open não se encontrou com as ondas e cometeu alguns erros que o deixaram na quarta posição de uma bateria ganha pelo brasileiro Carlos Bahia, que teve a companhia do bicampeão mundial Piccolo Clemente na passagem à próxima ronda.
Por sua vez, António Dantas também terminou em quarto numa bateria dominada pelo francês Edouard Delpero e em que o antigo vice-campeão mundial Rodrigo Sphaier também seguiu em frente.
Este foi um heat no qual António sofreu um contratempo ao partir a prancha, pelo que teve de nadar até terra para vir buscar a prancha do irmão. Ainda assim, o mais novo dos Dantas fez uma onda de 7,17 pts. Porém, não conseguiu apanhar a segunda onda de qualidade que lhe permitiria a passagem à fase seguinte e consequente continuidade no evento principal.
Os irmãos Dantas vão agora competir na quarta ronda das repescagens.
João está inserido no segundo heat, onde irá medir forças com o uruguaio Julian Schweizer, o espanhol Nicolas Garcia e o filipino Jomarie Ebueza.
No quarto e último heat daquela fase, teremos António Dantas a defrontar o argentino Martin Perez, o chileno José Boza e o mexicano Roberto Tzahui. Só um lugar entre os dois primeiros garante a continuidade em prova.
No setor feminino, depois da eliminação prematura da atual campeã nacional Raquel Bento, Inês Martins também deu por encerrada a sua participação no Mundial ISA de El Salvador. Inês foi eliminada na terceira ronda de repescagens na sequência de não ter ido além da quarta posição na sua bateria.
No balanço a uma jornada difícil em El Sunzal, o técnico nacional João Ferreira lamentou a “falta de sorte”, mas deixa claro que as aspirações da Seleção permanecem intactas.
“Um dia muito difícil para a Seleção, com várias situações de manifesta falta de sorte. Continuamos com aspirações a um bom resultado, conscientes do elevado nível competitivo deste Mundial, mas também do valor dos nossos atletas", disse o responsável técnico em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram