Depois de novo dia de competição, no caso o oitavo consecutivo do Antofagasta Bodyboard Festival, a armada lusa presente no evento chileno ficou reduzida a um bodyboarder.
O resistente do contingente português é Ricardo Rosmaninho, depois de Joel Rodrigues e Joana Schenker terem sido eliminados da segunda etapa do Mundial de Bodyboard de 2023.
A efetuar a sua estreia num evento mundialista fora de Portugal, Rosmaninho tem-se dado muito bem com o pico de Ola la Cúpula, na Playa Llacolén.
Esta quinta-feira, Ricardo conseguiu o apuramento para a ronda 7 após ter superado a ronda de repescagem.
Numa bateria em que na fase inicial deixou de haver imagens devido a falha na transmissão em direto da International Bodyboarding Corporation (IBC), o bodyboarder poveiro anotou o score combinado de 12,00 pts, tendo mesmo conseguido a melhor nota da bateria, com uma onda de 7,50 pts.
Ainda assim, Ricardo Rosmaninho não foi o vencedor deste compromisso, pois a vitória coube ao chileno Matias Díaz (13,00 pts). Já o francês Nicolas Capony, campeão mundial Júnior em 2019, ficou pelo caminho ao não ir além do terceiro lugar (7,10 pts). Na ronda 7, a que antecede a entrada na fase man-on-man, Rosmaninho vai surfar no oitavo e último heat dessa ronda. O bodyboarder luso, que já ultrapassou três rondas e conseguiu uma nota máxima neste campeonato, terá pela frente o gaulês Maxime Castillo e o vencedor da oitava bateria da ronda 7, que é composta pelo espanhol Lionel Medina, o venezuelano Neiver Romero e o equatoriano Jericco Rosero. Este heat não se realizou hoje, pois a organização deu por terminada a ação logo após a bateria de Ricardo Rosmaninho.
Nesta ronda de repescagem, menos sorte teve Joel Rodrigues. Com o score combinado de 8,40 pts, o vigente campeão nacional Open foi terceiro na bateria conquistada pelo pluricampeão mundial de dropknee Sammy Morretino (12,90 pts), enquanto o brasileiro Roberto Bruno (9,00 pts) foi o segundo colocado. A Joel ficou a faltar um backup mais robusto para ter conseguido seguir em frente.
Fora do espectro português, nota para o facto de que os pesos-pesados Tristan Roberts, atual campeão do mundo, Pierre-Louis Costes e Uri Valadão terem ultrapassado com sucesso a repescagem. Tudo isto num dia em que o havaiano Dave Hubbard, o mais laureado competidor de dropknee da história, conseguiu uma nota máxima (10,00 pts), graças a um tubo assombroso.
Já no setor feminino, Joana Schenker foi eliminada nos quartos-de-final pela chilena Paloma Freyggang, terminando assim no quinto posto o Antofagasta Bodyboard Festival. Neste duelo, a campeã mundial em 2017 não se encontrou com o mar, tendo apenas surfado uma onda durante todo o heat, que traduziu-se no magro score combinado de 1,50 pts.
Na prova feminina, a jornada ficou igualmente marcada pela saída de cena da canária Alexandra Rinder, a campeã em título do evento. Rinder foi derrotada pela atual campeã mundial Isabela Sousa, que vai agora defrontar nas meias-finais a nipónica Sari Ohhara, naquele que será um confronto entre as duas últimas campeãs mundiais. Na outra meia-final, teremos na água Paloma Freyggang e a consagrada Neymara Carvalho.
Recorde-se que o Antofagasta Bodyboard Festival pode ser acompanhado em direto através da transmissão efetuada pela entidade promotora do Mundial, a International Bodyboarding Corporation (IBC), no seu canal de YouTube.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram