No setor feminino do Boost Mobile Gold Coast Pro, apenas uma das tops mundiais que ficou acima do cut solicitou wildcard para surfar em Snapper Rocks, spot que acolhe por estes dias a etapa inaugural do circuito Challenger Series de 2023.
E que surfista foi essa. Nada mais, nada menos do que Stephanie Gilmore. A atual campeã mundial e a mulher que na história do surf conseguiu por mais vezes chegar ao cimo da montanha. Estamos a viver o oitavo reinado de 'Happy Steph'.
É com esse sorriso na cara que é impossível não associar a Gilmore, que esta tem vindo a suplantar heat atrás de heat na Gold Coast. A surfista de 35 anos já está nas meias-finais e na próxima madrugada em Portugal continental vai discutir a vitória, a começar nas meias-finais diante da compatriota e antiga top mundial India Robinson.
Durante a semana, como já dissemos, Stephanie tem vindo a plasmar um bonito caminho, que teve até agora o seu momento alto nos quartos-de-final. Durante 30 minutos, tivemos no lineup de Snapper Rocks aquilo que é o presente e o futuro do surf australiano feminino. Stephanie Gilmore vs Sierra Kerr.
Há uma diferença de idades de quase duas décadas entre estas duas 'aussies'.
Kerr ainda só contabiliza 16 voltas ao sol. A filha do antigo top mundial Josh Kerr nasceu a 2 de fevereiro de 2007, ano em que Steph viria a sagrar-se campeã mundial pela primeira vez.
O embate foi explosivo. A novata deu água pela barba à graúda. Liderou grande parte da bateria com valentia, tendo mesmo cravado uma onda de 8,43 pts. À entrada dos derradeiros seis minutos finais da bateria, Sierra estava a servir uma combinação à atual campeã mundial (!).
Do alto da sua imensa experiência, Stephanie não baixou os braços e puxou dos galões em 240 segundos. Com um par de ondas de rajada deu a volta ao texto, fechando a contenda com uma onda de 9,33 pts. Magistral!
Depois de um grande duelo, veio a troca de elogios entre a nova e a velha guarda. "A Sierra é uma surfista incrível e tem um grande futuro pela frente para esmagar tudo e todos. Este foi um daqueles heats difíceis. Na água, estava a vê-la a surfar e disse 'vai com calma, grom'. Lembro-me de ser uma jovem em Snapper e sentir tanta confiança por estar com um dos meus heróis. Tenho a recordação de como era e tenho a certeza de que a Sierra passou pelo mesmo", explicou Stephanie Gilmore, que já na ronda anterior havia defrontado outra promessa australiana, no caso Nyxie Ryan, sendo que esta até venceu a bateria em causa.
Já a jovem Sierra Kerr, que ganhou acesso ao Gold Coast Pro após ter vencido os trials, falou sobre aquela meia-hora inesquecível através da sua página na rede social Instagram.
"Foi divertido. Estar apenas com a Steph em Snapper Rocks foi um sonho realizado. Para mim foi como se tivesse ganho. Parabéns Steph e obrigado por seres uma inspiração para mim e mostrares o caminho. Espero um dia ser o mesmo para a geração seguinte à minha", escreve a prodigiosa surfista australiana. Josh Kerr deve estar orgulhoso...
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram