A Praia da Arda, em Viana do Castelo, acolheu no passado fim de semana a segunda etapa do Junior Tour de 2023, evento que marcou o regresso de Viana do Castelo ás principais competições nacionais de surf.
Esta foi uma organização conjunta do Surf Clube de Viana e da Associação Nacional de Surfistas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
Após dois dias de competição entre os melhores surfistas nacionais Sub-20, Martim Fortes e Gabriela Dinis superiorizaram-se à concorrência.
Para Martim Fortes, esta foi a primeira vitória do ano, enquanto Gabriela Dinis leva por triunfos as etapas realizadas no Junior Tour versão 2023.
Na final masculina, Martim Fortes impôs o seu surf perante o atual campeão nacional Pro Júnior, Martim Nunes. O surfista da Ericeira anotou o score combinado de 13,25 pontos (7,00 + 6,25) contra os 12,30 do atual líder do ranking (6,25 + 6,05).
“Sinto-me feliz porque a prova foi disputada num mar difícil e ganhar um campeonato neste tipo de ondas é sempre positivo”, afirmou Martim Fortes. “A minha estratégia na final foi entrar logo forte no início do heat e estar mais ativo que foi aquilo que me faltou fazer nas baterias anteriores. Sei que o Martim Nunes está a surfar bem, somos amigos e foi giro”, concluiu o surfista de 16 anos.
Já Francisco Mittermayer e Francisco Ordonhas (autor da melhor onda masculina do campeonato com 9,25 pts) chegaram às meias-finais e alcançaram o terceiro lugar, tendo sido vencidos por Martim Fortes e Martim Nunes, respetivamente.
Na final feminina, Gabriela Dinis derrotou Maria Salgado. A vigente líder do ranking fez o score combinado de 9,85 pontos (5,50 + 4,35), enquanto a surfista de Santa Cruz ficou-se pelos 6,60 pontos (4,00 + 2,60). Para além do triunfo, a competidora de 18 anos protagonizou ainda a melhor onda da prova feminina, com 8,50 pts.
“Estou muito contente por ter ganho novamente”, afirmou Gaby. “Foi uma final difícil. Estivemos a ver o heat anterior e o mar parecia mais fácil do que realmente estava. Fico contente por ter feito o meu surf ao longo do campeonato e de ter ganho”, concluiu a surfista que voltou a ser feliz na Praia da Arda, uma vez que ali mesmo havia conquistado o título nacional Sub-16 em 2019.
Por sua vez, Erica Máximo (campeã do Junior Tour em título) e Constância Simões alcançaram as meias-finais e terminaram o evento vianense em terceiro, tendo sido eliminadas por Gabriela Dinis e Maria Salgado, respetivamente.
Depois da visita a Viana do Castelo, o Junior Tour de 2023 segue viagem para Santa Cruz. É na região Oeste que no fim de semana de 29 e 30 de julho terá lugar a terceira e última etapa do ano, que consagrará os novos campeões nacionais Sub-20.
Resultados Pro Júnior Viana do Castelo:
Final masculina: Martim Fortes 13,25 pts x Martim Nunes 12,30 pts
Final feminina: Gabriela Dinis 9,85 pts x Maria Salgado 6,60 pts
Melhor onda masculina: Francisco Ordonhas, 9,25 pontos
Melhor onda feminina: Gabriela Dinis, 8,50 pontos
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram