O primeiro dia de competição no Mundial ISA de Longboard, que está a decorrer em El Salvador, ficou marcado pela entrada em cena da Seleção Nacional.
Esta foi uma estreia positiva para as cores portuguesas com os manos Dantas, João e António, a assegurarem o apuramento direto para a ronda 2. Por sua vez, Raquel Bento não evitou a queda para as repescagens, enquanto Inês Santos ainda não teve a oportunidade de estrear-se no certame, o que deverá ocorrer esta terça-feira.
Nas ondas de El Sunzal, João Dantas foi o primeiro longboarder luso a entrar em ação.
O vigente campeão nacional venceu o seu heat de forma convincente com um score combinado de 10,90 pts tendo batido o japonês Kenichi Kitamura (8,73 pts), o marroquino Tarik Elbasity (7,53 pts) e o colombiano Simon Salazar (5,76 pts).
Depois, foi a vez de António Dantas assegurar a passagem à fase seguinte ao ser segundo classificado no seu compromisso. Com o score combinado de 7,20 pts, António apenas foi batido pelo japonês Kai Hamase (10,07 pts), enviando para a repescagem o marroquino Yassini Ramdani e o colombiano Nicolas Ayala.
Na segunda ronda, João Dantas vai competir logo no primeiro heat e terá como oponentes o britânico Ashley Braunton, o neerlandês Douwe Robroch e o norte-americano Cole Robbins, autor de um dos melhores scores combinados da ronda 1. Já António Dantas vai medir forças com três sul-americanos: o chileno Jose Boza, o uruguaio Ignacio Pignataro e o peruano Sebastian Cardenas. Os dois primeiros avançam para a ronda seguinte ao passo que os restantes serão relegados para as repescagens.
Na prova feminina, coube a Raquel Bento ser a primeira longboarder portuguesa a vestir a licra neste Mundial. Com apenas 3,97 pts de score combinado, a atual campeã nacional acabou no quarto posto a bateria conquistada pela japonesa Hiroka Yoshikawa. A aventura prossegue agora nas repescagens.
No momento de fazer o balanço desta primeira jornada competitiva em El Salvador, o técnico João Ferreira afirmou em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf que a "estreia é positiva. O João dominou a sua bateria, o António teve alguma dificuldade num mar que esteve muito mexido e difícil por causa do vento desfavorável, mas, quando precisou, encontrou a onda que lhe deu a passagem à próxima ronda de qualificação. A Raquel teve muitas dificuldades nesta bateria e sofreu uma desilusão, mas acreditamos que esta foi a exceção e que irá vingar este percalço daqui para a frente até chegar à final".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram