Chegou ao fim a participação portuguesa no Boost Mobile Gold Coast Pro, a etapa inaugural do circuito Challenger Series de 2023.
À entrada para o quarto dia de competição na incrível direita de Snapper Rocks, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot eram as resistentes da armada lusa no evento australiano.
Porém, as duas surfistas portuguesas foram eliminadas nos oitavos-de-final, obtendo assim o nono posto.
Kika, que igualou a sua melhor classificação numa etapa da Challenger Series até ao momento, foi a primeira competidora lusa a entrar em ação e logo no primeiro heat da jornada.
A oponente da campeã nacional Open em 2021 foi a francesa Vahine Fierro, num duelo entre duas surfistas que sabem o que é estar na posse do título mundial Júnior da World Surf League (WSL).
Nesta disputa, Vahine entrou forte, cravando logo uma onda de 7,17 pts. Veselko respondeu com um 5,83 pts, mas depois Fierro, debaixo da prioridade da surfista portuguesa, conseguiu uma onda de 5,00 pts.
A precisar de uma pontuação de 6,35 pts, Francisca Veselko desferiu um ataque à liderança nos últimos minutos, mas a onda surfada ficou-se nos 6,00 pts. Naqueles instantes finais, a competidora portuguesa viu ainda Vahine Fierro melhorar o seu score com uma onda de 8,50 pts, que sentenciou este duelo. Para a história, fica o score combinado final de 15,67 pts da campeã mundial Júnior em 2017 contra os 11,83 pts da vigente campeã mundial Júnior.
Uma hora depois foi a vez de Teresa Bonvalot entrar em cena defrontando Sawyer Lindblad. Num heat que teve de ser reiniciado devido à falta de ondas, Bonvalot não se encontrou com o mar durante grande parte deste duelo, enquanto a atual vice-campeã mundial Júnior foi construindo o seu score, com destaque para uma onda de 8,17 pts.
Uma performance que deixou Teresa em combinação. Já dentro dos 10 minutos finais, a vigente campeã nacional Open saiu da situação de combinação ao conseguir uma onda de 7,07 pts. No entanto, até ao fim a surfista portuguesa não encontrou outra onda para dar a volta ao texto. Desta forma, Sawyer Lindblad anotou a pontuação final de 14,50 pts contra os 10,20 pts da rival.
Nesta que já é a sua terceira temporada na Challenger Series, Teresa Bonvalot conseguiu o seu melhor arranque de campanha, melhorando por exemplo o 17º posto alcançado há um ano em Snapper Rocks.
No setor feminino, para além dos oitavos-de-final, o penúltimo dia de competição no Gold Coast Pro ficou ainda marcado pela realização dos quartos-de-final.
De um lado do quadro, teremos uma meia-final 100% australiana, depois de Stephanie Gilmore e India Robinson terem levado a melhor sobre a jovem Nyxie Ryan e a sul-africana Sarah Baum, respetivamente. A outra meia-final vai colocar frente a frente a também 'aussie' Sally Fitzgibbons, que derrotou Vahine Fierro, e Sawyer Lindblad, que deixou a brasileira Luana Silva para trás.
Quanto à prova masculina, que na véspera ficou sem representação portuguesa com a eliminação de Frederico Morais, houve apenas lugar à realização dos oitavos-de-final. O surfista em maior destaque foi o brasileiro Michael Rodrigues com o score combinado de 16,93 pts, na vitória sobre o havaiano Jackson Bunch.
Esta ronda ficou ainda marcada pela emotiva vitória do norte-americano Jett Schilling sobre o atual líder do ranking mundial, João Chianca, bem como pela eliminação de Rio Waida, o outro dos tops mundiais que ainda estava em prova, às mãos de Crosby Colapinto, irmão de Griffin.
Nota igualmente para as prestações do gaulês Jorgann Couzinet, que é o único surfista europeu em competição, e do experiente Jadson André, que neste regresso após lesão já está nos quartos-de-final, levando por vitórias todas as três baterias disputadas até aqui.
Na noite/madrugada desta sexta-feira em Portugal continental, ficaremos então a conhecer quem serão os vencedores desta primeira etapa da Challenger Series versão 2023. A chamada acontece às 22h45 para um potencial início às 23h05. Uma dezena de baterias estão por realizar até aos festejos da vitória.
Resultados quartos-de-final feminino:
HEAT 5: Vahine Fierro (FRA) 15.67 DEF. Francisca Veselko (POR) 11.83
HEAT 6: Sally Fitzgibbons (AUS) 12.53 DEF. Alyssa Spencer (USA) 12.00
HEAT 7: Sawyer Lindblad (USA) 14.50 DEF. Teresa Bonvalot (POR) 10.20
HEAT 8: Luana Silva (BRA) 15.60 DEF. Isabella Nichols (AUS) 9.67
Resultados oitavos-de-final masculino:
HEAT 1: Imaikalani deVault (HAW) 12.73 DEF. Adin Masencamp (RSA) 11.43
HEAT 2: Jacob Willcox (AUS) 15.16 DEF. Evan Geiselman (USA) 9.93
HEAT 3: Jett Schilling (USA) 12.17 DEF. Joao Chianca (BRA) 12.03
HEAT 4: Jadson Andre (BRA) 11.04 DEF. Mikey McDonagh (AUS) 10.27
HEAT 5: Samuel Pupo (BRA) 15.83 DEF. Edgard Groggia (BRA) 11.77
HEAT 6: Jorgann Couzinet (FRA) 13.57 DEF. Timothe Bisso (FRA) 10.93
HEAT 7: Michael Rodrigues (BRA) 16.93 DEF. Jackson Bunch (HAW) 12.30
HEAT 8: Crosby Colapinto (USA) 13.13 DEF. Rio Waida (INA) 12.87
Resultados quartos-de-final feminino:
HEAT 1: Stephanie Gilmore (AUS) 13.50 DEF. Nyxie Ryan (AUS) 11.50
HEAT 2: India Robinson (AUS) 14.40 DEF. Sarah Baum (RSA) 9.77
HEAT 3: Sally Fitzgibbons (AUS) 13.53 DEF. Vahine Fierro (FRA) 12.83
HEAT 4: Sawyer Lindblad (USA) 11.73 DEF. Luana Silva (BRA) 11.24
Quartos-de-final masculino:
HEAT 1: Imaikalani deVault (HAW) vs. Jacob Willcox (AUS)
HEAT 2: Jett Schilling (USA) vs. Jadson Andre (BRA)
HEAT 3: Samuel Pupo (BRA) vs. Jorgann Couzinet (FRA)
HEAT 4: Michael Rodrigues (BRA) vs. Crosby Colapinto (USA)
Meias-finais femininas:
HEAT 1: Stephanie Gilmore (AUS) vs. India Robinson (AUS)
HEAT 2: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Sawyer Lindblad (USA)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram