O terceiro dia de competição no Mundial ISA de Longboard teve toda a equipa portuguesa em ação nas ondas de El Sunzal, em El Salvador.
Esta foi uma jornada em que os irmãos Dantas, João e António, brilharam no evento principal, com notas excelentes e triunfos nas respetivas baterias, mas também foi um dia marcado pela primeira eliminação na Seleção Nacional, com a saída de cena de Raquel Bento. Já Inês Martins avançou nas repescagens.
Na ronda 2 da prova masculina, João Dantas travou um duelo muito interessante com Cole Robbins, acabando por bater o adversário norte-americano com o score combinado de 14,56 pts face aos 15,50 do oponente. Por sua vez, o britânico Ashley Braunton e o holandês Douwe Robroch caíram para as repescagens.
Já António, o mais novo dos irmãos Dantas, precisou apenas de duas ondas (7,07 e 8,50) para levar de vencida a concorrência do peruano Sebastian Cardenas e enviar para as repescagens o uruguaio Ignacio Pignataro e o chileno José Boza.
Agora, no primeiro heat da ronda 3, João Dantas vai dividir o lineup com o duas vezes campeão mundial Piccolo Clemente, o costarriquenho Dorian Quesada e o brasileiro Carlos Bahia, que costuma ser presença no Mundial da World Surf League.
Quanto a António Dantas, terá como oponentes o francês Edouard Delpero, que conseguiu o melhor score combinado da ronda 2 (18,93 pts), o antigo vice-campeão mundial Rodrigo Sphaier e o norte-americano Brendan White.
Na prova feminina, a vigente campeã nacional Raquel Bento não evitou a eliminação na ronda 2 da repescagem, tendo sido quarta classificada (3,97 pts), cedendo frente à japonesa Hiroka Yoshikawa, à atleta de Samoa Seva Jarrard e a Minami Cramer, de Guam.
Inês Martins começou o dia a ser relegada do evento principal para as repescagens, mas aí conseguiu superar a segunda ronda, obtendo o segundo posto no seu compromisso. Na ronda 3, Inês vai defrontar a mexicana Moana Luna, a sul-africana Cara Stubbs e a britânica Beith Leighfield.
No habitual balanço da jornada, o técnico nacional João Ferreira elogiou a equipa e sublinhou o excelente nível deste Mundial de El Salvador.
“O João e o António Dantas estiveram incríveis, com notas excelentes. Não podemos esquecer que tivemos hoje a primeira baixa na Seleção, com grande pena nossa, mas a Raquel não conseguiu encontrar-se. De salientar que o longboard feminino evoluiu muito desde o último Mundial e qualquer falha se paga cara. O nível agora está muito alto, o mar vai estar grande amanhã e o espetáculo está garantido", afirmou o responsável técnico em comunicado da Federação Portuguesa de Surf.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram