Vencedor no Surf Ranch em 2018 e 2019, Gabriel Medina alcançou o quinto lugar na edição de 2022 da prova disputada na piscina de ondas artificiais que é propriedade de Kelly Slater.
O três vezes campeão mundial foi eliminado nos quartos-de-final pelo australiano Ethan Ewing. Um embate que terminou com ambos a conseguirem o mesmo score combinado (16,67 pts) após quatro ondas surfadas, duas para a direita e outras duas para a esquerda.
O desempate foi feito com base na melhor onda surfada por cada um dos competidores. Aí, com 9,07 pts, Ethan levou a melhor face aos 8,76 pts conseguidos por Gabes.
Após a conclusão da sexta etapa do circuito mundial de surf de 2023, Gabriel Medina recorreu às redes sociais para exprimir a sua insatisfação quanto aos critérios de julgamento que têm vindo a ser aplicados pelos juízes da World Surf League (WSL). Segundo o próprio, esta é uma situação que já vem de "há muitos anos", mas que "ultimamente tem sido ainda mais chocante".
Por isso, o surfista brasileiro considera que a "WSL precisa urgentemente de esclarecer os seus critérios e aplicar um julgamento justo para preservar a evolução do desporto".
Escreve o surfista de 29 anos que a "comunidade do surf, especialmente a brasileira, está estarrecida com a falta de clareza e inconsistência na definição das notas já há muitos anos, mas ultimamente isso tem sido ainda mais chocante".
No entender de Gabriel, "está claro que a avaliação dos juízes está agora a recompensar um surf muito simples" e "transições incompletas", enquanto que a "progressão" e a "variedade" têm sido "completamente retiradas da equação".
Toda uma situação que Medina entende ser "muito frustrante" e que ameaça o "crescimento do desporto". O surfista brasileiro diz que os "fãs e patrocinadores não vão aceitar que isso continue", pelo que num "futuro próximo" vão acabar por afastar-se, "uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o desporto".
Por último, Gabriel Medina afirma que também é "importante observar que muitos treinadores tiveram a oportunidade de falar com a WSL após as baterias/etapas para discutir sobre progressão e variedade nos critérios e a falta de valorização para as manobras".
De acordo com o de Maresias, dessas conversas o feedback recebido é "sempre bastante defensivo, com exemplos ruins para ilustrar os seus argumentos".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram