Pelo segundo dia consecutivo, houve ação no Sydney Surf Pro, aquela que é a segunda etapa do circuito Challenger Series de 2023. Uma jornada que ficou marcada pela entrada em cena dos surfistas portugueses nas águas da Praia de North Narrabeen, que mais uma vez voltou a apresentar condições desafiantes.
Dos cinco lusos que estão presentes no evento australiano, apenas Teresa Bonvalot ainda não efetuou a sua estreia, ela que é a campeã em título do Sydney Surf Pro.
O balanço da jornada foi positivo para as cores nacionais, pois Frederico Morais, Carolina Mendes, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko asseguraram a passagem às rondas seguintes.
Num dia que começou com as senhoras na água, realizando-se assim a ronda 1, a primeira surfista portuguesa a surfar foi Carolina Mendes. Inserida na quarta bateria dessa fase, Carol conseguiu o segundo posto, graças a um score combinado de 9,90 pts. Apenas a jovem australiana Ellie Harrison foi mais forte, surfista que anotou o melhor score combinado (14,10 pts) de toda a ronda 1.
No heat seguinte, tivemos Francisca Veselko no lineup de North Narrabeen. Da prestação da atual campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) veio a única vitória portuguesa do dia. Com o score combinado de 11,60 pts, Kika derrotou a brasileira Sophia Medina, irmã de Gabriel, bem como a sul-africana Natasha Van Greunen e a havaiana Puamakamae DeSoto, que foram eliminadas.
"Não estava fácil. Se conseguimos encontrar a onda certa existem oportunidades para grandes rasgadas. Felizmente, encontrei algumas dessas oportunidades. Parece que nos próximos dias a direção do swell vai melhorar e vamos ter ventos mais favoráveis. Por isso, as condições devem melhorar, o que é bom", afirmou Veselko em comunicado da WSL.
Depois foi preciso esperar pela oitava e última bateria desta fase para termos nova surfista portuguesa na água. A vigente campeã europeia da WSL, Yolanda Hopkins, não saiu vencedora do seu compromisso, o triunfo coube à vice-campeã europeia Pauline Ado, mas deixou a sua marca. Yo fez a melhor onda de toda a ronda inaugural do setor feminino. 7,83 pts numa onda que até teve direito a um 'chapelinho'.
A quinta-feira de competição em Narrabeen para as cores nacionais terminou com a estreia de Frederico Morais. Kikas (10,60 pts) superou a ronda 2 ao ser segundo classificado, numa bateria que teve como vencedor o indonésio Ketut Agus. Para trás ficaram o costarriquenho Carlos Muñoz e o jovem sul-africano Connor Slijpen. Nesta ronda 2, apenas foram colocados na água oito dos 16 heats em agenda, mas do que houve destaque para a surpreendente eliminação de Samuel Pupo.
Vencedor da primeira etapa do ano, disputada em Snapper Rocks, desta feita o mano de Miguel Pupo não se deu nada bem com uma onda em que competiu pela primeira vez na carreira. Os 'carrascos' de Samuel foram o compatriota Lucas Silveira, que venceu a disputa, e o sul-africano Adin Masencamp. O francês Kauli Vaast também foi eliminado de primeira numa bateria que fechou a jornada e foi das mais equilibradas do dia. No sentido inverso, um outro surfista sul-americano deu nas vistas. O peruano Miguel Tudela conseguiu aquela que até ao momento é a melhor onda do evento. Um aéreo que valeu 8,67 pts.
O Sydney Surf Pro está de regresso à água na noite desta quinta-feira em Portugal continental, com a chamada a estar marcada para as 21h45, para um potencial início às 22h05. A prova deverá ser retomada com as baterias em falta da ronda 2 masculina.
Quanto aos surfistas portugueses, Frederico Morais vai estar na primeira bateria da ronda 3, onde terá como oponentes um trio de australianos: o local Dylan Moffat, Reef Heazlewood e Mikey McDonagh.
Nas senhoras, Carolina Mendes será novamente a primeira lusa a surfar. No terceiro heat da ronda 2, Carol terá pela frente a basca Ariane Ochoa, a sul-africana Sarah Baum e a australiana Macy Callaghan, que até ao cut integrava o CT.
Já Francisca Veselko está inserida no quinto heat. As adversárias são a 'aussie' e antiga top mundial Isabella Nichols, a gaulesa Tessa Thyssen e a atual campeã mundial ISA Kirra Pinkerton.
Teresa Bonvalot está na bateria que se segue, com a australiana Kobie Enright e as brasileiras Luana Silva e Sophia Medina. Por sua vez, Yolanda Hopkins vai medir forças com a nipónica Nanaho Tsuzuki, a norte-americana Sawyer Lindblad, que foi vice-campeã em Snapper Rocks, e ainda a australiana Nikki Van Dijk.
Resultados ronda 1 feminina:
HEAT 1: Zahli Kelly (AUS) 9.00 DEF. Alysse Cooper (AUS) 7.40, Sol Aguirre (PER) 6.53, Zoe Benedetto (USA) 3.00
HEAT 2: Ella McCaffray (USA) 11.87 DEF. Leilani McGonagle (CRC) 10.43, Moana Jones Wong (HAW) 9.60, Dominic Barona (ECU) 6.00
HEAT 3: Ariane Ochoa (EUK) 9.74 DEF. Bella Kenworthy (USA) 9.20, Nyxie Ryan (AUS) 6.56, Sara Wakita (JPN) 6.33
HEAT 4: Ellie Harrison (AUS) 14.10 DEF. Carolina Mendes (POR) 9.90, Minami Nonaka (JPN) 9.27, Nora Liotta (HAW) 2.77
HEAT 5: Francisca Veselko (POR) 11.60 DEF. Sophia Medina (BRA) 9.67, Puamakamae DeSoto (HAW) 5.97, Natasha Van Greunen (RSA) 5.20
HEAT 6: Kobie Enright (AUS) 12.34 DEF. Kirra Pinkerton (USA) 10.50, Silvana Lima (BRA) 7.73, Paige Hareb (NZL) 6.20
HEAT 7: Nanaho Tsuzuki (JPN) 10.93 DEF. Erin Brooks (CAN) 9.00, Anon Matsuoka (JPN) 8.80, Daniella Rosas (PER) 8.17
HEAT 8: Pauline Ado (FRA) 13.64 DEF. Yolanda Hopkins (POR) 12.66, Philippa Anderson (AUS) 10.60, Jessie Van Niekerk (RSA) 8.34
Resultados ronda 2 masculina (Heats 1-8):
HEAT 1: Mikey McDonagh (AUS) 12.87 DEF. Jackson Baker (AUS) 11.76, George Pittar (AUS) 8.23, Adur Amatriain (EUK) 7.33
HEAT 2: Dylan Moffat (AUS) 11.74 DEF. Luke Thompson (RSA) 10.40, Alejo Muniz (BRA) 9.70, Michael Dunphy (USA) 9.30
HEAT 3: Ketut Agus (INA) 11.33 DEF. Frederico Morais (POR) 10.60, Carlos Munoz (CRC) 8.94, Connor Slijpen (RSA) 7.47
HEAT 4: Maxime Huscenot (FRA) 10.63 DEF. Reef Heazlewood (AUS) 9.74, Conner Coffin (USA) 9.47, Sheldon Paishon (HAW) 5.50
HEAT 5: Deivid Silva (BRA) 13.30 DEF. Miguel Tudela (PER) 13.27, Ezekiel Lau (HAW) 12.74, Billy Stairmand (NZL) 10.13
HEAT 6: Cole Houshmand (USA) 13.33 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 13.06, Mateus Herdy (BRA) 12.80, Hiroto Ohhara (JPN) 10.43
HEAT 7: Eli Hanneman (HAW) 11.43 DEF. Marc Lacomare (FRA) 10.90, Edgard Groggia (BRA) 10.63, Lucca Mesinas (PER) 10.07
HEAT 8: Lucas Silveira (BRA) 13.63 DEF. Adin Masencamp (RSA) 13.20, Samuel Pupo (BRA) 12.67, Kauli Vaast (FRA) 12.67
Ronda 2 masculina (Heats 9-16):
HEAT 9: Nat Young (USA) vs. Joel Vaughan (AUS) vs. Justin Becret (FRA) vs. Kian Martin (SWE)
HEAT 10: Jett Schilling (USA) vs. Eithan Osborne (USA) vs. Ian Gouveia (BRA) vs. Teva Bouchgua (MAR)
HEAT 11: Jake Marshall (USA) vs. Evan Geiselman (USA) vs. Kade Matson (USA) vs. Joshua Moniz (HAW)
HEAT 12: Kolohe Andino (USA) vs. Timothe Bisso (FRA) vs. Marco Mignot (FRA) vs. Kai Martin (HAW)
HEAT 13: Jadson Andre (BRA) vs. Jorgann Couzinet (FRA) vs. Te Kehukehu Butler (NZL) vs. Soli Bailey (AUS)
HEAT 14: Jacob Willcox (AUS) vs. Crosby Colapinto (USA) vs. Jarvis Earle (AUS) vs. Alister Reginato (AUS)
HEAT 15: Morgan Cibilic (AUS) vs. Joan Duru (FRA) vs. Oney Anwar (INA) vs. Brodi Sale (HAW)
HEAT 16: Michael Rodrigues (BRA) vs. Kalani Ball (AUS) vs. Jackson Bunch (HAW) vs. Taj Lindblad (USA)
Heats ronda 2 feminina:
HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Zoe McDougall (HAW) vs. Zahli Kelly (AUS) vs. Leilani McGonagle (CRC)
HEAT 2: Alyssa Spencer (USA) vs. Vahine Fierro (FRA) vs. Ella McCaffray (USA) vs. Alysse Cooper (AUS)
HEAT 3: Macy Callaghan (AUS) vs. Sarah Baum (RSA) vs. Ariane Ochoa (EUK) vs. Carolina Mendes (POR)
HEAT 4: Sophie McCulloch (AUS) vs. Bronte Macaulay (AUS) vs. Ellie Harrison (AUS) vs. Bella Kenworthy (USA)
HEAT 5: Isabella Nichols (AUS) vs. Tessa Thyssen (FRA) vs. Francisca Veselko (POR) vs. Kirra Pinkerton (USA)
HEAT 6: Teresa Bonvalot (POR) vs. Luana Silva (BRA) vs. Kobie Enright (AUS) vs. Sophia Medina (BRA)
HEAT 7: Sawyer Lindblad (USA) vs. Nikki Van Dijk (AUS) vs. Nanaho Tsuzuki (JPN) vs. Yolanda Hopkins (POR)
HEAT 8: India Robinson (AUS) vs. Amuro Tsuzuki (JPN) vs. Pauline Ado (FRA) vs. Erin Brooks (CAN)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram