Esta quinta-feira, foram anunciados os nomes dos seis surfistas (três homens + três mulheres) que vão representar a Seleção Nacional de Surf no Mundial ISA de El Salvador, que será disputado entre os dias 30 de maio e 7 de junho.
Para este certame, que representa novo momento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, o selecionador nacional David Raimundo chamou precisamente os mesmos seis surfistas que representaram a equipa lusa no Mundial ISA do ano passado: Frederico Morais, Guilherme Fonseca (medalhado de cobre em Huntington Beach), Guilherme Ribeiro, Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko.
Depois de Portugal já ter assegurado uma vaga olímpica por intermédio de Teresa Bonvalot via circuito mundial de surf, David Raimundo revela que o objetivo em El Salvador passa por qualificar mais dois surfistas, um do lado feminino e outro do lado masculino.
"El Salvador vai ser a penúltima oportunidade de qualificar atletas para os Jogos Olímpicos de Paris. Já temos a presença de Portugal garantida com a qualificação da Teresa Bonvalot, pelo que o principal objetivo é agora qualificar mais dois surfistas, um masculino e um feminino", diz o selecionador em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf (FPS).
David Raimundo garante que em El Salvador estará uma "equipa forte, coesa e experiente, o que nos deixa confiantes numa boa prestação".
Já João Aranha, presidente da FPS e líder da comitiva nacional, diz estar "confiante nas escolhas do selecionador. Conheço bem todos estes surfistas há vários anos. Sei do seu valor, vontade de vencer por Portugal e o desejo de estarem presentes nos Jogos Olímpicos. Temos mais oportunidades depois deste Mundial, mas estamos conscientes da necessidade de capitalizar agora. Pessoalmente, mesmo sabendo que a concorrência é fortíssima, não tenho dúvidas do nosso sucesso".
Nesta edição de 2023 da competição organizada pela Associação Internacional de Surf (ISA), oito vagas olímpicas (4 para os homens e 4 para as senhoras) vão estar em disputa. Serão agarradas pelos melhores surfistas dos seguintes continentes: Europa, África, Ásia e Oceânia.
O Mundial ISA de El Salvador marcará o regresso da Seleção Nacional a um país de boas memórias para o surf português. Foi naquela pequena nação da América Central que Portugal assegurou em 2021 duas vagas olímpicas para Tóquio'2020 através do vice-título mundial de Yolanda Hopkins e da medalha de prata conquistada por Teresa Bonvalot.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram