Vasco Ribeiro e Francisca Veselko foram os vencedores do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf versão 2023 e que disputou-se nas ondas da Praia de Leça da Palmeira desde a última sexta-feira.
Para ambos, esta foi a primeira vitória na presente temporada da competição que define os títulos máximos do surf nacionais.
Na final masculina, Vasco Ribeiro venceu Joaquim Chaves, que pela primeira vez esteve presente na derradeira bateria de uma etapa da Liga MEO Surf.
Vasco, recordista de títulos nacionais Open, deu continuidade ao domínio que mostrou ao longo do evento, terminando a final com o score combinado de 13,75 pontos. Para o cinco vezes campeão nacional Open, esta foi a primeira vitória num campeonato desde que em outubro último regressou à competição após paragem no verão devido a problemas relacionados com a saúde mental.
“Os primeiros minutos do heat passaram-me ao lado, pelo que tive de fazer um reset", afirmou o surfista que já venceu por seis ocasiões o evento nortenho.
"O meu treinador diz, e com razão, que as finais são para ganhar. Estou muito contente por ter ganho no Porto, pois este é um sítio que adoro. É uma vitória muito especial para mim, depois de muitos meses em que muita coisa mudou. Tenho que continuar a fazer o mesmo trabalho. Há ainda muitos campeonatos pela frente e tudo pode acontecer", finalizou o surfista de 28 anos.
Se Joaquim Chaves foi o finalista vencido, já os jovens Martim Nunes e Francisco Ordonhas alcançaram a terceira posição nesta etapa. Ordonhas foi mesmo o responsável pela eliminação de Guilherme Ribeiro, atual campeão nacional Open, nos quartos-de-final.
Com os resultados verificados em Leça da Palmeira, Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro estão ambos empatados no topo do ranking nacional, isto já depois de em 2022 terem discutido o título nacional na última bateria do ano.
Uma vez que na presente temporada não houve confronto direto entre os dois Ribeiros, o critério de desempate é o ranking do ano passado. Desta forma, Guilherme Ribeiro vai continuar a envergar a licra amarela.
Na prova feminina, assistiu-se a uma reedição da final verificada no Allianz Figueira Pro, a etapa que abriu a temporada de 2023 da Liga MEO Surf.
Só que desta feita, o desfecho foi diferente. Francisca Veselko levou a melhor sobre Gabriela Dinis, que nas três últimas etapas da Liga chegou sempre à final.
A final de Leça da Palmeira foi de sentido único. A vigente campeã mundial Júnior da World Surf League selou o triunfo com a melhor onda de toda a prova feminina (7,80 pts), que ajudou a perfazer o score combinado de 14,05 pts.
Com este resultado, Francisca e Gabriela estão empatadas no topo do ranking feminino, sendo que o critério de desempate é o confronto direto este ano com vantagem para a primeira.
“Encarei o campeonato de forma positiva”, começou por dizer a campeã nacional Open em 2021. “Treino todos os dias, em condições diferentes, por isso, foi questão de me adaptar. Na Figueira fiquei em segundo lugar contra a Gabi e agora encontramo-nos novamente na final. Fiquei super contente de poder ganhar. É sempre bom ter a licra amarela. É incrível ter o nome estampado nela. Estou ansiosa para a etapa da Ericeira para poder surfar como líder do ranking. Vou para a Austrália já esta semana para a Challenger Series, pelo que não poderia ter tido melhor preparação do que ganhar o Joaquim Chaves Saúde Pro”, afirmou.
Já a campeã nacional Teresa Bonvalot, vencedora deste evento nos três anos anteriores, e Carolina Mendes perderam nas meias-finais para Francisca Veselko e Gabriela Dinis, respetivamente, pelo que alcançaram o terceiro posto.
Neste dia das finais, durante a tarde foi realizada a Go Chil Expression Session. Os vencedores foram Halley Batista com um aéreo reverse e Teresa Bonvalot com um reentry de frontside.
A Liga MEO Surf 2023 volta à água dentro de mês e meio, com a realização do Allianz Ericeira Pro, entre os dias 10 e 12 de junho na emblemática Praia de Ribeira d'Ilhas.
Resultados finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro:
Final masculina: Vasco Ribeiro 13,75 x Joaquim Chaves 7,75 pontos
Final feminina: Francisca Veselko 14,05 x Gabriela Dinis 5,50 pontos
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Vasco Ribeiro, 8,60 pontos
Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 14,60 pontos
Go Chill Expression Session: Halley Batista e Teresa Bonvalot
Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3): Vasco Ribeiro, 14,60 pontos
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram