A World Surf League (WSL) anunciou esta quinta-feira a primeira metade do calendário da temporada de 2023/2024 do QS regional europeu, circuito que determinará quais os 11 surfistas ( 7 homens + 4 mulheres) originários do Velho Continente que vão obter a qualificação para a Challenger Series do próximo ano. A estes, juntam-se mais dois wildcards.
Para já, a WSL anunciou a perna de verão deste circuito continental, engloba seis etapas a disputar em mês e meio, o que deixa antever um verão bem quente para os surfistas europeus.
Portugal faz parte deste roteiro inicial do circuito ao acolher duas etapas. Depois de ter estado ausente da última temporada, Santa Cruz vê confirmado o seu regresso ao calendário, recebendo a quinta etapa da campanha. Tal como surgiu inicialmente no calendário da WSL, o evento vai desenrolar-se de 5 a 10 de setembro. Nos últimos anos, a prova decorreu na primavera.
Depois da passagem pelo Oeste de Portugal, segue-se o voo até aos Açores, que surge como a sexta etapa da época, entre os dias 25 e 30 de setembro. Recorde-se que na temporada passada, o evento insular não se realizou devido a uma forte tempestade que se abateu sobre a Praia do Areal de Santa Bárbara, em Ribeira Grande, que chegou mesmo a virar do avesso a estrutura erguida para o campeonato açoriano.
Para além das etapas portuguesas, o calendário do QS regional europeu para 2023/2024 conta igualmente com provas agendadas no Reino Unido, França e Espanha.
A época arranca com o britânico Boardmasters Open, de 9 a 13 de agosto, seguindo-se a tradicional perna francesa na segunda quinzena de agosto, com a realização dos tradicionais campeonatos em Lacanau e Anglet.
Depois, teremos o histórico campeonato em Pantín, na Galiza, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. Por revelar, estão ainda as provas que darão forma à segunda metade da época, já em 2024.
Recorde-se que os atuais campeões continentais são a portuguesa Yolanda Hopkins e o francês Marco Mignot.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram