É já amanhã que arranca o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf de 2023 e que vai decorrer nas ondas Praia de Leça da Palmeira.
Num ano em que a competição que define os títulos máximos do surf nacional abriu a porta a surfistas não comunitários, a etapa nortenha vai ficar marcada pela participação de dois surfistas oriundos de São Tomé e Príncipe: Jéjé Vidal e Danilk Afonso.
Esta será a primeira vez que estes dois competidores africanos vão competir numa etapa da Liga MEO Surf.
Jéjé Vidal afirma que "competir na Liga MEO Surf é um sonho realizado e uma conquista ao fim de cinco anos. Não tenho estado a competir regularmente e não estou com o mesmo ritmo de outros surfistas, mas vai ser uma boa adaptação a uma nova realidade independentemente do resultado. Vou viver o sonho, surfar e divertir-me. Nunca surfei em Leça da Palmeira e estou com muita expectativa já que os beach breaks são imprevisíveis. Estive a analisar uns vídeos de campeonatos anteriores. Acima de tudo vou encarar tudo com um ambiente de festa e dar o meu melhor. Estou preparado!”
Por sua vez, Danilk Afonso agradece à "Liga MEO Surf por ter desbloqueado a situação e deixar competir os surfistas não comunitários. Fico muito feliz com esta oportunidade e vou dar o máximo, mostrar o meu surf e ter um bom resultado. Desde que saí de São Tomé e Príncipe sempre quis vir para Portugal competir na Liga MEO Surf. Competir é o meu foco e faz-me treinar para melhorar o meu surf. Nunca surfei em Leça da Palmeira e vou chegar um dia antes para analisar o mar e os fundos de areia. Estar a competir no mesmo campeonato com o meu amigo Jéjé Vidal vai ser algo muito especial. É a realização dos nossos sonhos!”
Este é assim mais um atrativo num evento cuja previsão aponta para boas ondas, com a primeira chamada a estar marcada para as 7h30 desta sexta-feira.
De acordo com Francisco Morgado, diretor de prova, pode-se esperar uma "janela de competição marcada com vento do quadrante sul que é bastante favorável para Leça da Palmeira. Ao nível de ondulação, prevêem-se ondas pequenas para as rondas iniciais durante sexta-feira, com o mar a subir bastante de forma progressiva, com especial incidência na tarde de sábado. No entanto, tudo parece alinhar-se em termos de vento, ondas e tempo para que as finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro se realizem no domingo com as melhores condições de todo o fim de semana.”
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram